Dicas para uma boa reputação e melhores campanhas de email marketing
Ter uma boa reputação é crucial na hora de ganhar a confiança dos seus destinatários em email marketing - como em todos os tipos de marketing. E todos nós sabemos que ter confiança é fundamental para qualquer negócio - afinal quem prefere comprar de uma marca que é questionável ao invés de uma de confiança?
Pois em uma campanha de email marketing essa tal confiança tem um papel vital. Hoje em dia, os usuários da internet são cuidadosos na hora de abrir seus emails - e absolutamente todo o mundo tem medo de roubo de informação. Mas como um negócio que deseja ter uma campanha de sucesso, ter a confiança do usuário é apenas metade da luta. A segunda metade.
A primeira luta é pela confiança dos provedores de email. Todos os provedores analisam a sua mensagem em todos os sentidos e dependendo do que o provedor decidir, seu email acaba na caixa de entrada ou vai para a caixa de lixo eletrônico - o que é o pesadelo de qualquer um tentando fazer uma boa campanha de email marketing.
Para que você não caia nessa furada, seguem aqui algumas dicas para que as suas campanhas de email marketing tenham bons resultados.
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5 dicas para que campanhas de email marketing sejam bem vistas
01) Tenha paciência e cuide do seu volume de emails.
Provedores levam em conta o seu histórico, o que significa que quanto mais tempo você levar enviando emails a aquele destinatário, melhor. Mas o tempo não é a única coisa que importa: é necessário aumentar o volume do seu email marketing gradualmente.
Para qualquer provedor de emails, se o seu volume de emails aumenta drasticamente durante um período de tempo pequeno isso é um sinal de que talvez a sua lista não tenha crescido de maneira orgânica. Isso significa que ou o remetente comprou a lista - um grande NÃO em email marketing - ou que esse remetente envia spams com frequência.
Em ambos casos, todo o seu esforço na hora de construir uma boa campanha de email marketing para levar a sua empresa adiante pode ser prejudicado, e acabar nem sendo lido pelos destinatários.
02) Cuide para não ser marcado como spam.
Se seus destinatários marcam seus emails como spam, o provedor começa a te ver como spam também. Isso ilustra como é importante que os seus contatos queiram receber seus emails e ter uma lista de destinatários que se inscreveram nela.
Se você recebe um email com promoções de uma empresa da qual nunca ouviu falar - é muito provável que você pense que esse email tem segundas intenções, como o roubo de informação. Um email com intenções ilícitas já não representa email marketing aos olhos do cliente - isso é spam puro e duro.
Para diminuir as chances de que seus destinatários marquem o seu email marketing como spam, é importante sempre ter um opt-out. Isso pode ser um botão ou um link que permite o destinatário cancelar a sua inscrição à sua lista. Não dá para forçar as pessoas a receberem as suas mensagens, assim que é melhor focar no público que tem interesse no seu conteúdo.
Se você não fazer com que seja fácil cancelar a inscrição, é bem possível que a pessoa marque o seu email como spam apenas por não ter o trabalho de procurar um lugar no seu site para cancelar. Isso pode fazer com que o provedor te veja como uma fonte de spam, e assim classificar todas as suas futuras campanhas de email marketing como spam!
03) Fique atento às Spam traps
São emails falsos que tem o único objetivo de pegar spam. A idéia é bem simples: o provedor cria esses emails, mas eles nunca pertenceram a ninguém. Isso significa que qualquer remitente enviando a esse email não obteve esse email de uma maneira honesta. Se você enviar alguma mensagem para esses emails, é marcada imediatamente com spam.
Isso é potencialmente catastrófico para qualquer negócio. Uma vez marcado como spam, se demora em média 6 meses de enviar campanhas de email marketing que tem pouco resultado para recuperar a reputação perdida.
E esse é o grande perigo para qualquer empresa que compra listas de contatos: como você não sabem a quem esses emails pertencem, qualquer um deles pode ser uma armadilha que prejudicará gravemente seus esforços de marketing.
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04) Mantenha o índice de rejeição baixo (bounces)
Bounces representa o número de pessoas que seguiram um link do seu email, para logo desistir e abandonar o seu site. Embora isso possa ser o resultado de uma promoção que afinal não oferece nada de interesse ao destinatário - isso faz com que os provedores comecem a pensar que talvez você esteja usando esses link para roubar informação ou mentindo sobre onde esse link leva.
Para evitar que isso aconteça, pense bem antes de selecionar os links para os seus e mails. Quanto mais interesse os destinatários tenham no conteúdo do seu site, menos chances deles abandonarem a página. E claro, não tente forçar a barra e colocar links à páginas que não tem muito a ver com o conteúdo da sua mensagem.
05) Pense no domínio e no seu IP
Embora os provedores de email como o Google não dizem exatamente como o algoritmo deles pegam spam, é um fato que todos eles olham e investigam o seu domínio antes de tomar uma decisão. Por isso, é mais que recomendável ter uma ferramenta que envia e mails para você desde um IP que seja seguro e tenha uma boa reputação.
Provedores de email levam em consideração a idade do seu domínio. Por exemplo, se o seu domínio (ex: raquel@minhaempresa.com) tem apenas uns dias de idade, ele é automaticamente considerado suspeitoso. Por isso, é importante ter ainda mais paciência, e construir um domínio que tenha história, tanto enviando emails quanto recebendo emails.
O seu IP vai depender do seu provedor de email. Por exemplo, se você tem um email com o Google, o seu email vai sair do IP do Google. Se você utiliza uma ferramenta para email marketing, esses e mails vão sair do IP do servidor da ferramenta. Por isso, é importante fazer uma pesquisa e ver qual é a reputação do IP da solução e do seu próprio domínio.
Como exportar seus contatos da JivoChat?
Quanto mais você utiliza seu chat da JivoChat, mais informações você acumula sobre sua clientela. Então, não deixe de conferir este artigo sobre como exportar as informações de contato dos clientes para começar suas campanhas de email marketing.
Nos vemos no próximo artigo!
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