Automação de Pagamento: Entenda Como Ela Pode Ajudar um Negócio Online

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Equipe de marketing da Gerencianet

Hoje em dia, é praticamente impossível gerir qualquer negócio sem pensar em inovação. As novas tecnologias têm sido usadas para facilitar a vida do empreendedor. Os sistemas estão cada vez mais informatizados e contribuem para otimizar tempo e avaliar resultados. É o caso da automação de pagamentos.

Com o crescimento do seu negócio online, a automação dos pagamentos pode fazer toda a diferença no aumento das vendas.

Definitivamente, esta tecnologia tem se mostrado essencial para deixar a gestão financeira mais eficiente, prática e rápida. Ela oferece ao empreendedor a possibilidade de receber pagamentos de uma forma 100% online. Ainda fornece informações que podem ser utilizadas por outras áreas da empresa, como relatórios de pagamento e de inadimplência.

Dessa maneira, vamos entender melhor como funciona um intermediador de pagamentos e como ele pode ser a solução para vários problemas no seu negócio. Continue a leitura!

Como funciona um intermediador de pagamentos

A automatização de pagamentos em um negócio é feita por empresas intermediadoras. Frequentemente, elas podem ser confundidas com gateways de pagamento.

Embora tenham a mesma finalidade, os gateways exigem a inclusão de convênios bancários próprios para entrar em operação. Já os intermediadores são desenvolvidos como solução total, ou seja, eles vêm prontos para o uso.

A plataforma desenvolvida por um intermediador de pagamentos oferece soluções que beneficiam tanto o empreendedor quanto o cliente. De um lado, o empreendedor não precisa realizar contrato com bancos e empresas de cartão. Do outro, clientes têm mais opções de pagamento.

Dessa maneira, o intermediador de pagamentos fica responsável por realizar a interface entre a empresa e as instituições financeiras. Ele cuida de todo o processo por trás de um recebimento. Cabe ao intermediador funções como:

  • coletar dados;
  • repassar dados aos bancos;
  • garantir a operação coberta para todos os envolvidos.

O intermediador de pagamentos facilita o processo de compra. Ele consegue agrupar várias soluções de pagamento em uma só plataforma, trazendo uma experiência ainda mais prática para o cliente.

Com a adoção de uma plataforma de pagamentos, qualquer negócio online pode diversificar as formas de recebimento. Além disso, consegue eliminar de vez as negociações com bancos ou administradoras de cartão. Isso significa menos burocracia e mais lucro.

Hoje, oferecer diferentes formas de pagamentos aos clientes, como boletos, carnês ou assinaturas, tornou-se essencial para manter a competitividade.

Por essas razões, implementar um sistema de automação de pagamentos é muito importante. A plataforma permite ter mais precisão com relação às finanças — a base para o funcionamento de qualquer negócio online.

Como funciona a automação de pagamentos no ecommerce

Vantagens em adotar um sistema de automação de pagamentos

O intermediador de pagamentos pode agregar diversos benefícios para as empresas que contratam o serviço. Assim, problemas recorrentes em negócios online que envolvam cobrança podem ser resolvidos com a implementação da plataforma.

A seguir, revelaremos as maiores vantagens percebidas com a automação de pagamentos.

Maior facilidade em vender

Com a automação de pagamentos, quem vende ou oferece serviços online tem a vantagem de oferecer mais possibilidades de pagamento. Além disso, a flexibilidade de parcelamento das compras é maior, o que atrai mais clientes e pode ajudar na conversão.

Como as empresas que oferecem esses serviços também investem constantemente em segurança de dados, o processo de cobranças além de simplificado, pode se tornar mais seguro para a sua empresa e para o seu cliente.

Assim, menos preocupações com burocracias nos recebimentos pode significar mais tempo disponível para cuidar de áreas mais estratégicas do negócio.

Mais economia

Ao automatizar tarefas como pagamentos, é possível conquistar maior produtividade e manter um padrão de trabalho. Consequentemente, a automação de pagamentos tem como resultado a redução de gastos.

Para isso, é necessário investir em um sistema robusto que acompanhará o empreendedor em todas as etapas. Com o tempo, esse investimento pode ser recuperado, e a empresa ainda pode repassar a economia gerada para os clientes. Isso pode criar uma vantagem competitiva no mercado. Na comparação com os bancos, as chances de perder dinheiro são grandes, em função das altas tarifas de juros.

Aumento da escalabilidade

Agora, destacamos a escalabilidade que o intermediador de pagamentos pode gerar para um negócio online. Quando uma atividade de uma empresa é escalável, significa que ela pode manter o atendimento sem perder a qualidade.

Essa propriedade é imprescindível para empresas que buscam crescer nos próximos anos. Afinal, se a demanda aumenta, é em função da boa reputação conquistada.

Com o intermediador, a demanda da empresa pode aumentar em volume, sem prejudicar as demais atividades. Esse aspecto deixa o empreendedor muito mais tranquilo para se dedicar a outros pontos que exigem atenção na rotina empresarial.

Mais praticidade e agilidade

A plataforma de um sistema de pagamentos, tem um caráter bastante intuitivo. Por ser de fácil utilização, ela viabiliza uma rápida adaptação do contratante.

Além disso, por possuir todas as informações em um único lugar, é possível realizar um controle financeiro bem mais ágil. Se por acaso as informações estivessem descentralizadas, gastaria muito mais tempo.

A questão prática também se estende aos clientes, já que é possível oferecer um checkout transparente para eles. Assim, os consumidores conseguem preencher as informações de pagamentos e realizá-los em um único lugar, sem ser direcionados para outros sites, o que dá mais credibilidade ao negócio.

Acesso selecionado

Com o intermediador, é possível autorizar funcionários específicos para ter acesso ao sistema. Dessa forma, se não for interessante que todos tenham acesso à tudo, existe a função de cadastrar usuários secundários.

Ainda é possível visualizar tudo o que determinado usuário secundário fez na plataforma durante o uso. Dessa forma, o empreendedor consegue controlar a atuação de toda a equipe junto às metas e prazos estabelecidos.

Sistema de cobranças simplificado

Vamos supor que você desenvolva um curso online e precisa gerar boletos de mensalidades. Seus alunos são pessoas espalhadas por todo o Brasil, afinal, não há limite territorial para o conhecimento na era digital. Em vez de enviar os boletos em papel, o que geraria gastos com correspondência, é possível enviar tudo por e-mail.

A simplificação das cobranças pode ser aplicada em diversas modalidades de negócios online, como os e-commerces, por exemplo. Basta um clique para que o consumidor escolha a melhor forma de pagamento no momento da compra.

Emissão de relatórios

Há ainda a possibilidade de emitir relatórios das cobranças, o que facilita e muito a gestão do negócio. O bom intermediador também conta com um painel de controle que permite o acompanhamento dos pagamentos aprovados e reprovados.

Então, o contratante consegue acompanhar diversos dados que permitirão um monitoramento total sobre o aspecto financeiro. Assim, a plataforma evita transtornos e prejuízos para a empresa e também para os clientes.

Entre as possibilidades estão ainda:

  • ter acesso a relatórios financeiros detalhados;
  • visualizar quantos e quais clientes estão inadimplentes;
  • ver quanto dinheiro entrou no caixa por meio desses pagamentos;
  • saber quanto dinheiro a empresa tem a receber, entre outros serviços.

Disponibilização rápida dos recebimentos

Por último, outra vantagem em automatizar os pagamentos é a possibilidade de liberação dos recebíveis logo após a confirmação do pagamento.

Assim, caso você tenha vendido um produto no crédito, por exemplo, o intermediador poderá oferecer a opção de recebimento do valor total da cobrança, mesmo em caso de parcelamento por parte do comprador. Essa alternativa possibilitará o recebimento total do pagamento, independente de possíveis atrasos da fatura do cartão.

Como escolher o melhor sistema?

Para escolher o sistema de automação de pagamentos, procure uma plataforma capaz de integrar diferentes setores da empresa. Além disso, ele precisa oferecer funcionalidades importantes no dia a dia do seu negócio. Assim, todas as atividades de gerenciamento são potencializadas.

Da mesma forma, também é importante procurar por uma empresa intermediadora cujas tarifas sejam mais vantajosas em relação ao custo-benefício oferecido.

Como descrito ao longo do texto, por meio de um bom sistema, é possível reduzir burocracias e facilitar as quitações, além de otimizar toda a rotina administrativa.

Este artigo foi produzido pela Gerencianet!

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