Chat Online Vale a Pena? Conheça os Principais Diferenciais

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Davi P.
Davi P.
COO

O atendimento ao cliente no ambiente digital realmente vêm evoluindo e se ajustando às demandas dos consumidores a cada ano. Com isso, cada vez mais ecommerces buscam atualizar seus serviços, para que possam acompanhar as principais tendências do mercado e colocar-se à frente da concorrência.

Onde antes uma estratégia de atendimento multicanal por e-mail e telefone era o suficiente, hoje, podemos identificar um cenário completamente diferente, onde múltiplos pontos de comunicação são integrados e tecnologias já bem consolidadas são colocadas em prática, visando atrair, reter e converter clientes, como é o caso das soluções de chat online.

Se você ainda não oferece um chat online para atender de dentro da página de seu ecommerce, a verdade é que está perdendo oportunidades para aqueles que já modernizaram seus serviços. Mas afinal, será que o chat online vale a pena? Esta é uma pergunta que deve ser feita e, para ajudá-lo a respondê-la da melhor forma, vamos apresentar os principais diferenciais deste canal de atendimento.

Veloz e realmente eficiente

Como aponta a pesquisa da Invesp, que reúne dados críticos e concretos sobre a percepção e eficiência do chat online nos últimos anos, este canal de atendimento satisfaz 73% dos consumidores, enquanto o e-mail e telefone apresentam um índice de satisfação de 51% e 44% respectivamente.

Os consumidores apontam a possibilidade de receber atendimento imediato como o principal diferencial deste canal. Afinal, o chat online apresenta o menor tempo de resposta e permite que visitantes continuem navegando pela página ou realizando outras atividades normalmente durante o atendimento.

O consumidor digital sabe que, caso não consiga encontrar respostas imediatas em seu negócio, ele pode chegar às páginas de seus concorrentes com apenas alguns cliques ou uma busca no Google, por exemplo.

Por isso, para aumentar suas chances de retenção e não deixar que o consumidor perca o foco na compra ao sair de sua página, você precisa estar pronto para atendê-los imediatamente.

Impacta as chances de conversão e ajuda a gerar vendas

Entretanto, a velocidade do atendimento realmente não é tudo. Para que possa transformar o atendimento online em um diferencial competitivo e impulsionar suas chances de conversão, ainda é necessário estar pronto para oferecer respostas claras, completas e transformar a jornada do cliente em uma experiência de compra online personalizada.

Por e-mail, telefone ou mesmo nas redes sociais, sua equipe não poderá acompanhar e interagir com cada visitante que entra na página de seu ecommerce. Portanto, assim como acontece através da abordagem por representantes nas lojas físicas, você precisa quebrar estas barreiras de comunicação e agir de forma proativa, colocando-se à disposição de seus clientes em potencial.

As melhores soluções de chat online oferecem recursos projetados para ajudá-lo a não perder oportunidades de negócios, como:

  • Monitoramento de visitantes em tempo real;
  • Convites proativos e customizáveis;
  • Integração com sistemas de CRM, e-mail marketing e outras plataformas;
  • Atendimento multilíngue sem a necessidade de contratar agentes poliglotas;
  • Chatbot e resposta prontas para perguntas frequentes;

Dessa forma, você não depende da iniciativa do visitante em procurar seus canais de atendimento ao se deparar com um problema e ainda poderá aproveitar a abordagem através de mensagens personalizadas do chat para gerar mais vendas.

Não deixe de conferir nosso conteúdo apresentando como alavancar o senso de urgência e ganhar conversões através dos convites proativos.

Perfeito para o consumidor mobile

Por ser veloz, leve e conveniente, o chat online é considerado o canal de atendimento ideal para o consumidor mobile. Prospects navegando suas ofertas através de smartphones e tablets não querem ter de alternar entre abas ou aplicativos para receber ajuda e, por isso, ser capaz de atender de dentro de sua página é um grande diferencial.

Como apresenta o estudo do Mundo do Marketing, no Brasil, em 2018, ecommerces de móveis, multicategorias e moda tiveram 46,7%, 42,39% e 37,41% de suas vendas feitas à clientes acessando pelo mobile.

Na verdade, a compra pelo mobile é uma das principais tendências do mercado digital e, caso ainda esteja se perguntando se o chat online vale a pena, também não podemos deixar de levar em consideração que a conversa por chat - através de aplicativos de mensagens - já é reconhecido como um dos principais meios de comunicação utilizados pelo consumidor brasileiro.

Sim, o chat online vale a pena

Considerando os principais diferenciais deste canal de atendimento (e vendas), realmente não dá para ignorar seu potencial no que diz respeito a ajudá-lo a transformar visitantes em clientes.

Caso a sua preocupação seja o custo benefício, apresentamos uma ideia interessante: instale o JivoChat gratuitamente em sua página, acompanhe os relatórios de atendimento e avalie a satisfação dos clientes em relação ao atendimento e poderá identificar, na prática, que vale a pena investir nesta solução.

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