6 razões para começar um blog em seu ecommerce

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Lucas C.
Lucas C.
CMO

Muitas vezes criar um blog para ecommerce pode parecer perda de tempo, principalmente se levarmos em consideração que produzir conteúdo para ele se tornará mais uma das tarefas em sua rotina - que provavelmente já é bem atribulada! Porém, existem uma série de razões para começar um blog em seu ecommerce. O primeiro deles é que ter um blog aumenta consideravelmente seu ranqueamento no Google em relação aos concorrentes que não o possuem. Usar um blog para falar de seus produtos e de assuntos relevantes para os visitantes de sua loja também o ajuda a manter-se relevante, além de criar um público mais fidelizado.

Para que possa entender a importância de abrir um blog para sua loja virtual, enumeramos 6 das principais razões e motivos pelo qual sua ecommerce só tem a se beneficiar ao usar uma plataforma de conteúdo. Confira abaixo!

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1. SEO - Aparecer nas pesquisas do Google

Foi um dos motivos que usamos como exemplo logo no início do post e é o primeiro item dessa lista dada sua importância. Uma ecommerce que possui um blog possui muito mais chances de aparecer antes de um concorrente na busca de um produto no Google. O nome dado a isso é SEO - sigla para Search Engine Optimization - e, quando aprendido, se torna uma ferramenta essencial para trazer novos visitantes ao seu site.

SEO

Uma das maneiras de melhorar o SEO de sua loja virtual é através dos links em seus próprios posts. Cada link que é enviado a uma página - seja ela uma página do seu próprio site ou para um outro - recebe uma melhoria no SEO, ou seja, passa a ranquear melhor. Se você possui uma ecommerce esportiva, por exemplo, e criar um post intitulado "10 melhores tênis para corrida" com links para os diferentes tênis de sua loja, todas essas páginas de produto passarão a ter um melhor ranqueamento no motor de busca.

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2. Algumas ideias e dúvidas são muito procuradas no Google...

...e seu blog pode ter a resposta para elas! Conseguir um bom ranqueamento no Google é uma tarefa desafiadora e ter ideias de posts talvez seja uma das mais difíceis do conjunto. Porém, quando acerta no tópico e em seu título, é bem provável que consiga aumentar exponencialmente o tráfego do seu site. Para saber quais assuntos estão viralizando no momento, pode usar o Google Trends. Basta acessar a página, buscar um tópico e ver quais tipos de assuntos estão sendo mais discutidos atualmente.

Trends

Outra maneira de conseguir saber quais tipos de conteúdos recebe pesquisas é através de outra ferramenta do Google, o Planejador de palavras-chave. Através dele, você pode testar uma sequência de termos e verificar quantas buscas eles recebem por mês. A plataforma de pesquisa não entrega um número exato, mas uma faixa aproximada.

Planejador

Dica: Utilize o Google Trends para saber quais são os assuntos mais falados no momento. Após descobrir, acesse o planejador de palavras-chave e teste algumas combinações, escolhendo a que tiver mais buscar para criar seu título.

3. Transforma visitantes em clientes

Lembra do exemplo que demos sobre o texto de melhores tênis de corrida para usar no blog de um ecommerce da área esportiva? Ele não serve apenas para melhorar o ranqueamento de seus produtos no Google, mas também para vender os próprios calçados aos seus visitantes, transformando-o em clientes. Ou seja, seu post no blog é a porta de entrada para novas vendas.

4. Depois de transformá-los em clientes, seu conteúdo é essencial para mantê-los fieis

Apesar do marketing de conteúdo ser usado para melhorar seu posicionamento no Google e transformar visitantes em clientes, esse não é seu principal objetivo. A prática foi criada para gerar técnicas de fidelização, ou seja, para manter um visitante ou cliente fiel à sua marca.

Ter um blog em seu ecommerce é essencial para mantê-lo atento às suas novidades e anúncios, fazendo com que sua loja virtual sempre mantenha-o em seu "radar".

5. O blog permite se tornar uma autoridade em seu nicho

Ao manter uma loja virtual e apenas ficar a vender seus produtos, sua ecommerce dificilmente terá algum destaque, vivendo apenas de vendas a clientes que ocasionalmente o encontram e vão embora. Além de fidelizá-los, manter um blog também o ajuda a se tornar uma autoridade dentro do seu nicho, estabelecendo sua marca no mercado e tornando-a mais confiável.

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6. Educar seus clientes

Uma vantagem ainda mais benéfica se o produto que vende não for algo tão óbvio de utilizar como um tênis de corrida. Ao mesmo tempo, uma excelente maneira de gerar conteúdo para seu blog. Educar seus clientes significa ensiná-los a usar seus produtos ou resolver pequenos problemas que possam surgir, antes mesmo de precisarem acionar seu atendimento online.

Para começar a educar seus clientes através de posts no blog é anotar todas as perguntas feitas através de seus canais de serviço ao consumidor e preparar um post de blog com cada um deles. Outra opção é criar um texto geral com as dúvidas mais frequentes e suas respectivas soluções - de maneira parecida ao que fizemos em um de nossos textos, já que textos maiores também melhoram o SEO de seu blog.

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Um dos melhores canais de atendimento online para conseguir ideias de textos para seu blog é o chat online. Com o Jivochat, você consegue ter acesso às transcrições de todas suas conversas, permitindo buscar e montar seu guia de perguntas mais frequentes. Conheça todas as funcionalidades do Jivochat e acesse o link para se cadastrar e testar nossa plataforma por 14 dias GRATUITOS!

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