Automação comercial: O que é e como usar?
O avanço da tecnologia vem transformando o nosso cotidiano, e sem dúvidas se tornou uma grande parceira dos empreendedores. Permitindo inovar em estratégias, novas experiências ao consumidor e otimizar processos.
A tecnologia trouxe novos mecanismos para se reduzir operações em diversos setores, como no comércio, por exemplo. A automação comercial permite integrar setores, facilitar a comunicação e oferece relatórios em tempo real da empresa.
As consequências desses avanços são o aumento das suas vendas e a sua marca ganhando destaque e autoridade no mercado.
Porém, antes de falarmos sobre ferramentas e sistemas de automação comercial, vamos te explicar um pouco mais sobre o que é e como investir nesse tipo de solução pode ajudar a sua empresa.
O que é automação comercial?
A automação comercial pode ser definida como um sistema que integra todos os processos da mecânica comercial. Desde o controle de estoque até a geração de nota fiscal eletrônica.
Passando por qualidade de atendimento ao cliente, relatórios completos e fáceis de serem decifrados, assim como todo sistema de ERP. Podendo ser aplicada tanto em ações operacionais quanto na parte estratégica do negócio.
Dessa forma, passa a realizar automaticamente atividades antes manual, eliminando a taxa de erro nas operações. Assim, centralizando processos e facilitando o acesso a informações e controle da sua empresa.
Com isso, a automação comercial serve como um suporte em sua operação para você otimizar e perder menos tempo com algumas tarefas e investir mais no atendimento aos seus clientes.
Como funciona a automação comercial?
Além de auxiliar na melhoria dos processos internos da empresa, a automação comercial também ajuda a evitar possíveis erros humanos em atividades simples como atualização de planilhas, cálculos, digitação, entre outros.
Garantindo uma maior produtividade ao colaborador. Outro departamento impactado positivamente é o de vendas, com a automatização, a equipe de vendedores pode fazer um melhor atendimento e mais eficiente.
Para o empreendedor, a possibilidade de gerar relatórios permite a obtenção de informações estratégicas, assim como permite que os ganhos passem pelo controle mais apropriado.
Além disso, vale a pena citar que o próprio fisco trabalha com um sistema de automação comercial, como a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica).
Vantagens da automação comercial?
Agora que você entendeu um pouco melhor sobre a automação comercial, separamos algumas das principais vantagens que podem ser obtidas ao utilizar esse recurso. Veja a seguir:
Redução de custos
É possível gerenciar e controlar operações internas e identificar possíveis falhas através do sistema de automação comercial. Dessa forma, a redução de custos é uma consequência da utilização dessa estratégia.
O tempo dos serviços realizados acaba sendo mais bem aproveitado, outra diminuição notável é a do uso de documentos físicos. Assim acaba diminuindo os custos relacionados a materiais de escritórios, como papéis, tintas de impressão, por exemplo.
Melhoria na logística
Administrar o estoque com eficiência é um desafio para os varejistas. Com um sistema de automação comercial, as operações da logística funcionam de forma mais eficiente.
Pois, é possível gerenciar a entrada e saída de produtos, tendo uma real noção do que está armazenado.
Diminuição de atividades que não agregam valor
Existem atividades burocráticas que não devem tomar muito tempo da equipe, pois não agregam valor ao cliente. Esses procedimentos podem ser repassados para um programa de gestão, que fará o gerenciamento dessas atividades.
Por exemplo, o cálculo de impostos. Essa função é indispensável para o negócio, porém não traz nenhum retorno significativo aos consumidores. Porém, o software de automação comercial oferece segurança ao executar o cálculo dos tributos.
Além disso, separa os dados necessários para serem apresentados ao Fisco. Dessa forma , o estabelecimento pode se estruturar melhor e realizar um planejamento fiscal mais competente.
Controle sobre as vendas
O sistema de automação comercial permite controlar todo o processo de vendas do seu negócio, além de acompanhar o desempenho da equipe de vendedores, também conhecer seu lucro sobre as vendas em tempo real.
Além de acompanhar as entradas e saídas de mercadorias. Assim, o empreendedor consegue tomar decisões mais eficientes de médio e longo prazo.
Gestão do relacionamento com os clientes
Para quem deseja elevar o número de vendas e aumentar a carteira de clientes, é importante focar no público-alvo, com a intenção de conquistá-lo e fidelizá-lo.
Com a automação comercial esse processo é mais simples, pois o sistema exibirá as informações estratégicas dos clientes, permitindo o envio de campanhas mais focadas com ofertas e promoções que podem convencê-los a fechar negócio mais rápido.
Controle do faturamento
A automação comercial garante um controle mais efetivo sobre o faturamento. Controlando as operações internas significa, instantaneamente, o conhecimento das entradas e saídas das finanças da sua empresa.
Assim, caso o saldo seja negativo, é possível investigar onde está o problema, se está nos produtos, na gestão do fluxo de caixa, no atendimento ou na precificação, por exemplo.
Com isso, o empreendedor pode definir quais atitudes são necessárias. Se o problema for encontrado nas mercadorias vendidas, uma boa saída é aumentar o mix ofertado ou até mesmo substituir alguns produtos por outros, por exemplo.
Impulso para as vendas
Para atingir um bom resultado nas vendas, é necessário conhecer o público-alvo, os seus desejos e necessidades. Ao recolher esse tipo de informação, é possível identificar o que pode estar fazendo as vendas diminuírem.
Um exemplo, pode ser o fato do atendimento ser demorado ou o negócio oferecer poucas opções de pagamento. Ao identificar a causa da queda nas vendas, o empreendedor consegue redefinir suas estratégias para melhorar esses dados.
Vantagem competitiva sobre os concorrentes
Ao investir na automação comercial, diminuindo os custos, otimizando o planejamento, elevando a produtividade da equipe e personalizando o atendimento aos clientes. É possível se destacar em relação à concorrência, pois essa otimização garante vantagens competitivas que podem ser decisivas.
Como saber se devo investir na automação comercial?
Toda empresa deve investir na automação comercial. Analisando os dados que apresentamos acima, a competitividade no mercado cresce a cada dia e o ambiente corporativo está cada vez mais voraz.
Inovações são sempre bem-vindas, a automação comercial funciona como uma base dentro do ambiente competitivo do mercado para que sua empresa se mantenha e, no futuro, cresça cada vez mais.
Qual a hora certa para investir em automação comercial?
Com as transformações que acontecem ao passar do tempo no mercado, tornar-se competitivo é uma tarefa cada vez mais difícil. Principalmente por causa das inovações tecnológicas e as mudanças nos hábitos dos consumidores.
Por isso investir em automação comercial vem sendo uma realidade cada vez mais presente dentro do mercado. É fundamental conseguir adaptar-se às alterações para ganhar destaque diante da concorrência.
Porém, antes de investir nessa tecnologia, é importante conhecer melhor as funcionalidades do sistema que será adotado e reservar um capital para isso. Para que possa aproveitar ao máximo os benefícios e obter as maiores chances de sucesso.
Para isso, separamos algumas perguntas-chaves que irão te ajudar a identificar se está na hora de investir em automação comercial para a sua empresa.
Você aproveita todo o seu fluxo de clientes?
Um sistema de automação proporciona um atendimento mais ágil, caso você tenha um grande fluxo de clientes em seu negócio, provavelmente sente dificuldades em atender todos eles.
A automação comercial garante o total controle das entradas e saídas de caixa mesmo em horários de pico. Além disso, é possível registrar o fluxo de vendas dos produtos e apresentar quais os produtos mais escolhidos pelos consumidores.
Assim, é possível ter um maior controle e embasamento na escolha dos fornecedores e na manutenção de um estoque coerente com as suas vendas. Dessa forma, evita desperdícios e mercadorias sem giro.
O controle financeiro da sua empresa é eficiente?
Provavelmente já aconteceu de fechar as contas no final do mês e o caixa não é suficiente para pagar os dividendos. Caso já tenha passado por isso, sabe o quanto é desagradável saber que teve um prejuízo financeiro.
Isso pode acontecer devido a uma falha no processo de controle das movimentações do caixa, das entradas e saídas de mercadorias e na gestão do estoque.
Ao investir em um sistema de gestão, é possível garantir uma maior segurança na execução dos seus processos, simplificando e reduzindo as falhas humanas. Pois o sistema consegue automatizar as operações da sua empresa, integrando os setores de venda, financeiro e estoque.
Assim ele consegue registrar a entrada dos produtos no estoque e acompanhar automaticamente a saída conforme a venda. Além disso, esse sistema auxilia no controle logístico de suprimentos de produtos.
Você está seguro das decisões que toma em seu negócio?
Tomar conta de um negócio não é uma tarefa nada simples, principalmente quando não possuímos informações concretas que nos permitam mais segurança na tomada de decisão. Logo, é importante fazer alguns questionamentos:
- Você sabe em quais meses tem maior faturamento?
- Sabe qual colaborador apresenta melhor desempenho de vendas? E qual é o pior?
- Qual produto é o mais vendido? Perdeu vendas por alguma mercadoria faltando?
Caso você tenha respondido de forma negativa para alguma dessas perguntas, então você pode estar precisando de um sistema de gestão para automatizar a sua empresa. Além de gerenciar a emissão dos relatórios que irão facilitar as suas decisões.
Anotar as finanças no lápis, em cadernos e fazendo as contas de forma manual como se fazia antigamente, além de demorado, não é suficiente para garantir a sustentabilidade a longo prazo de uma empresa.
Atualmente é necessário que o empresário tenha o controle ágil da empresa, além de acesso às informações administrativas, contábeis e financeiras que contribuem para uma melhor gestão.
Ao investir na automação comercial, é possível acessar o relatório de vendas, podendo analisar qual período se obteve o maior volume. Assim como mensurar o vendedor que realizou o maior número de vendas.
Além disso, é possível avaliar qual produto no estoque tem maior volume de saída, representando o produto mais procurado por seus consumidores. Dessa maneira, é possível identificar tendências, oportunidades e riscos.
Com isso, é possível elaborar um planejamento mais estratégico e preciso para o futuro do seu negócio.
Seus produtos estão dando lucro?
Muitos empreendedores estipulam o preço baseado em um comparativo com a concorrência. Cobrando X reais a mais, pensando em garantir um lucro um pouco maior do que o concorrente, ou vendendo mais barato para atrair um maior volume de clientes.
Na realidade, muitos varejistas vendem bem, mas não conseguem perceber o dinheiro entrando em caixa.
Isso acontece por causa da maneira que precifica os produtos. Com o uso do sistema de automação comercial, ele sugere o preço com base em fatores que muitas vezes não são levados em conta, mas que são fundamentais para garantir a operação da empresa.
A automação considera todos os fatores que compõem os seus custos, como frete e os impostos na hora de aplicar suas margens de lucro e definir o preço do seu produto. Dessa forma garante uma precificação mais eficaz e mais lucrativa.
Sistema de ERP
Citamos mais acima sobre o sistema de ERP e vamos te explicar um pouco sobre esse sistema e apresentar uma das melhores ferramentas para usar no seu comércio.
Sistema de ERP vem da sigla em inglês para "Enterprise Resource Planning", que pode ser traduzido diretamente para Sistema de Recursos Empresariais, sendo também conhecido como sistema de gestão integrado.
Podemos entender um ERP como um sistema de gestão que facilita o acesso aos dados de uma empresa, de forma ágil e confiável, integrando múltiplos setores.
GestãoClick
Indicamos a GestãoClick como uma ferramenta de sistema ERP. Essa empresa é responsável por um sistema de gestão integrado robusto, contando com todas as funcionalidades que você espera encontrar nesse sistema, como por exemplo recursos para controle de:
- Estoque;
- Financeiro;
- Notas;
- Contratos;
- Vendas;
- Cadastros;
- Relatórios;
- Funcionários;
- Atendimento;
- Agenda;
Além de gestão de múltiplas empresas, para quem precisa controlar CNPJs diferentes. Ele é indicado para empresas de qualquer porte, e já atende mais de 10 mil clientes pelo Brasil, como a Band, Terra, SEBRAE, O Globo e outras marcas populares.
Todos os planos oferecidos estão disponíveis em Real, confira as opções escaláveis e identifique qual plano melhor se encaixa com as necessidades de seu negócio.
Aprendeu o que é automação comercial?
Esperamos que este artigo tenha ajudado a entender o que é automação comercial, para que serve e por que aplicar essa solução na sua empresa.
Não deixe de conferir nosso artigo sobre Automação de Marketing e conhecer mais estratégias e soluções para otimizar as atividades do seu negócio.
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