Como automatizar processos e focar o tempo no que é necessário
Já imaginou não ter mais que se preocupar em organizar os arquivos, fazer download de leads,criar campanhas, filtrar contato, enviar e-mail repetitivo e ter informações de budget das campanhas num dashboard?
Quando você automatiza processos além de você ter menos trabalho, você ganha agilidade e dá resposta muito mais rápida para seus clientes num momento de decisão.
Outra grande vantagem de automatizar processos é a confiabilidade dos dados, já que você não realiza tarefas manuais e repetitivas que podem te levar ao erro. Hoje em dia, automatizar tarefas é algo muito simples e qualquer um consegue criar estas automações.
Tecnologias NO CODE
O NO CODE é uma tecnologia que vem ganhando força nos últimos anos. Essa tecnologia permite que pessoas sem experiência em programação realizem tarefas que seriam complexas, como a integração de plataformas digitais, de uma maneira simples.
O crescimento desta tendência pode ser medido pela quantidade de procuras no Google, que vem subindo ano a ano, como pode ser visto no gráfico abaixo.
fonte: Google trends, procuras por NO CODE nos últimos anos
Além disso, esta tecnologia NO CODE foi elaborada de uma forma que facilita estas "programações complexas", algo que demoraria horas ou dias para ser feita, pode ser realizada em menos de 5 minutos. Uma das maiores vantagens desta tendência é facilitar a realização de integrações, sem que a pessoa precise saber nada de programação.
O termo integração pode parecer algo muito complexo na área de TI, mas na verdade é só preparar os sistemas para passar informação de um lugar para o outro de forma confiável e constante.
A integração é uma arma que deve ser utilizada por qualquer profissional da área de tecnologia da informação para facilitar seu trabalho. Por exemplo, você pode receber as informações dos leads gerados no Facebook direto no seu CRM de forma automática.
As grandes plataformas como Google e Facebook tem interesse que você passe grande parte do seu tempo utilizando suas ferramentas, então elas criam maneiras de você realizar as suas tarefas utilizando apenas o serviço deles.
O Facebook, por exemplo, quando você gera um lead utilizando o Facebook Leads você precisa entrar na plataforma e fazer todo o percurso por dentro dela para chegar até a campanha desejada.
Depois disso precisa fazer um download da lista de leads e salvar no seu computador. A partir daí, você precisa dar um upload na sua plataforma de CRM preferida ( veja Como escolher um CRM para sua empresa) ou de automação de marketing, só depois de todo este processo que você consegue entrar em contato com seu lead.
Todo esse processo acaba demandando tempo e assim o seu lead que estava quente, esfria, colocando todo o seu funil de vendas em risco. Além disso, a chance de erro quando você colocar diariamente uma pessoa para baixar uma lista de leads e fazer todo o processo pode acabar criando duplicidades e comunicação errada. Portanto, só há vantagens em deixar este processo automático.
Como automatizar a captação de leads no Facebook
Uma automação muito utilizada é a captação do Facebook leads e integração no seu CRM. Então, todos os leads gerados chegam automaticamente no seu CRM e de lá você já pode deixar tarefas automatizadas para relacionamento com seu lead, podendo até criar automaticamente uma campanha lookalike quando você qualificar um lead.
Quando você utiliza uma plataforma de integração, você consegue organizar os leads de uma forma muito completa já personalizando o tratamento para cada perfil.
Você pode enviar automaticamente uma mensagem do telegram para seu gerente comercial, toda vez que um lead super qualificado preenche o formulário. Assim ele pode até ligar para o cliente interessado, poucos minutos depois que ele mostrou interesse no seu produto.
Para um outro perfil de lead, você pode enviar uma mensagem para um canal específico do Slack para sua equipe comercial dar um tratamento personalizado.
Além disso, você já pode atualizar o lead no seu CRM ou até para uma planilha do googlesheets, assim mantém tudo organizado. Ainda pode receber, quase que instantaneamente, um e-mail sempre que alguém interessado preencher o cadastro assim mantendo o controle de todo o processo.
Uma campanha Lookalike pode ser criada automaticamente
Uma ideia muito boa é já deixar automatizado o processo de criação de campanhas loookalike. Campanhas loookalike, são campanhas criadas no Facebook utilizando como referência leads que são altamente qualificados para criar sua audiência.
O pensamento por trás é se uma pessoa de determinado perfil compra ou se interessa por seu produto, é provável que outras pessoas com preferências e características demográficas semelhantes também se interessem por este produto.
Sendo assim, com a integração certa, toda a vez que você qualificar um lead, você pode gerar automaticamente uma campanha lookalike, desta forma você cria um ciclo, onde você filtra apenas os leads com alta possibilidade de conversão e cria campanhas para pessoas parecidas com ele.
Tenha certeza que este processo vai permitir campanhas cada vez mais focadas no seu público-alvo.
Principais automatizações que podem te ajudar
Outra função que pode ser integrada é receber automaticamente todos os custos e resultados das campanhas tanto do Facebook como do Google Ads numa mesma planilha, assim fica muito mais fácil planejar e montar relatórios.
Inclusive, integrando as planilhas já se pode criar gráficos diretos em plataformas de BI (Business Inteligence) , assim aquela apresentação que precisa ser criada semanalmente com os resultados, já fica disponível online com os resultados atualizados.
As possibilidades de automação são inúmeras, outro exemplo seria o Trello, toda vez que alguém mover um card no Trello, ele pode criar automaticamente um contato na sua ferramenta de automação de marketing ou CRM, assim ao invés de ter que realizar o processo duas vezes, com risco de erros, as informações já ficam atualizadas no seu CRM assim sua equipe já pode realizar as ações com estes leads.
A automação via webhooks é a mais flexível de todas, com ela você consegue integrar praticamente qualquer plataforma, é só criar um webhook para cada aplicação que quiser automatizar e acrescentar elas no integrador.
No caso de programas de chats e chatbots, a integração pode passar e atualizar os dados da conversa e do lead diretamente para seu CRM quando a conversa com seu cliente terminar.
O que fazer com o tempo economizado com as integrações?
Ao utilizar uma plataforma de integração você consegue utilizar seu tempo para focar no que é necessário tanto para sua vida profissional, quanto para sua vida pessoal. Não seria interessante ter mais tempo para elaborar estratégias para atrair clientes, planejar os próximos passos da carreira ou até dar uma volta com seus filhos?
Caso você queira conhecer mais sobre automação e integração de plataformas digitais, entre em contato com a Albato, podemos te explicar como utilizá-la para facilitar sua vida. Nós inclusive oferecemos 14 dias grátis, caso você queira testar, para automatizar os processos e começar a focar no que é importante para sua vida.
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