Carta de agradecimento ao cliente: 10 modelos para se inspirar
A carta de agradecimento ao cliente é um item fundamental para empresas que presam a experiência do consumidor e visam manter o foco no atendimento ao cliente.
O universo do ecommerce é altamente competitivo, por isso buscar um pós-venda bem estruturado é uma ótima forma de manter clientes engajados com a marca.
A ideia não é apenas agradar novos clientes para fechar uma venda, mas presar por um relacionamento duradouro com esses consumidores.
Isso porque pessoas que já compraram de um negócio têm grandes chances de comprarem novamente, caso tenham vivenciado uma boa experiência de compra.
Nesse contexto, a carta de gratidão ao cliente é fundamental para agradecê-lo e nutrir um bom relacionamento.
Diferente do que muitos pensam, ela pode ser enviada em várias etapas: após uma compra, envio de sugestões, início de parceria, agradecimento por uma avaliação, etc.
Para aprender a escrever uma excelente carta de agradecimento ao cliente ou conferir alguns modelos prontos para usar, continue lendo nosso conteúdo.
Por que é importante escrever uma carta de agradecimento ao cliente?
Por mais que esse tipo de ação possa parecer algo pequeno, esse gesto mostra que uma empresa se importa com seus clientes.
Isso é ainda mais importante quando entendemos o contexto em que vivemos atualmente, onde todos estão expostos a vários estímulos o tempo inteiro.
Ao fazer esse tipo de ação personalizada, o consumidor pode guardar esse momento em sua memória afetiva e se lembrar de forma positiva de sua marca.
Enviar a carta é uma forma de dizer que seu negócio continuará com as portas abertas para fazer novos negócios em um futuro próximo.
Se usada corretamente, a carta de gratidão pode ser uma estratégia de marketing bastante efetiva.
Caso os consumidores sintam-se prestigiados pela ação, podem compartilhar sua experiência com amigos e nas redes sociais, expondo sua marca de forma positiva.
Quanto mais atenção e conhecimento sobre sua persona forem aplicados na hora de escrever suas cartas, maiores serão as chances de cativar e fidelizar seus clientes.
Principais vantagens de escrever uma carta de gratidão ao cliente
Esse tipo de comunicação é muito relevante para uma boa experiência do consumidor e pode atuar de forma efetiva na fidelização dos clientes.
Além disso, existem outros benefícios que essa prática pode trazer. Confira a seguir.
Aumenta a visibilidade do seu negócio
As redes sociais são ambientes onde os consumidores expressam suas opiniões e experiência constantemente, inclusive interações que tiveram com marcas.
Esse tipo de interação funciona como um boca a boca, já que pessoas comuns têm seguidores e podem influenciar a opinião deles positivamente ou negativamente com sua opinião.
Ao terem interações personalizadas e receberem mimos, os consumidores estarão mais propensos a compartilhar a boa experiência que tiveram com o seu negócio.
Essa estratégia pode ser muito poderosa por usar interações espontâneas que tem mais chances de influenciar outras pessoas na rede.
Otimiza o pós-vendas
O processo de vendas é complexo e extenso, cada uma de suas etapas é fundamental para o resultado final.
Já o pós-vendas é o momento que acontece após a compra, é essencial para que as marcas sejam capazes de manter um relacionamento com os clientes.
Enviar cartas de agradecimento é uma estratégia que empresas usam para mostrar que seu foco não é apenas em vender, mas em proporcionar uma boa experiência ao cliente.
Dessa forma é possível promover novas vendas para um mesmo cliente usando menos investimentos que seriam necessários para conquistar um novo consumidor.
E, diferente do que muitos pensam, ela pode ser enviada em várias etapas através de campanhas de e-mail marketing: após uma compra, envio de sugestões, início de parceria, agradecimento por uma avaliação, etc..
Otimiza a experiência do consumidor
Seja para agradecer ou até mesmo se desculpar, uma carta personalizada é uma excelente forma de otimizar as vendas e lidar com situações desagradáveis.
Por isso é fundamental que empresas que prezam pelo pós-vendas continuem nutrindo a relação com seus clientes, mostrando o valor que eles têm mesmo depois de já terem comprado.
Podemos entender que as cartas são ferramentas estratégicas para que sua marca ganhe confiança e seja lembrada pelos clientes.
Ajuda na fidelização dos clientes
Como já explicamos, a carta de gratidão pode ser um diferencial competitivo muito importante na hora de fidelizar um cliente.
Ela oferece a oportunidade de que sua marca continue garantindo o espaço na mente do seu cliente através de uma experiência positiva.
Isso traz grandes vantagens para negócios, que precisam gastar menos para conquistar novos clientes e podem investir em estratégias mais acessíveis para manter clientes mais antigos.
Melhora a percepção de marca
A percepção de marca também é uma estratégia importante para diferenciar sua marca da concorrência, aumentar seu alcance de forma positiva e vender mais.
Muitos consumidores se importam com pequenos gestos de empresas que mostram se preocupar com a experiência de seus clientes.
Portanto, utilizar esse recurso para se comunicar com seus clientes pode ser uma forma prática de gerar resultados positivos.
Como escrever uma carta de agradecimento ao cliente
O primeiro passo para escrever sua carta é definir o motivo do agradecimento. Escolher o tema irá ditar o conteúdo que será escritoa na carta ou e-mail ao cliente.
Entendendo isso, basta apenas seguir os passos:
1. Identificação do cliente e da sua empresa
Por mais que seja óbvio, é muito importante começar a escrever sua carta usando o pronome de tratamento adequado para se referir ao cliente.
Para fazer isso, levem em consideração a proximidade que sua marca tem com ele. Confira alguns exemplos:
- Caro Cliente – informal
- Prezado Cliente – pouco informal
- Prezado Senhor Cliente – formal
- Prezado Senhor Cliente com Sobrenome – bastante formal
Depois de identificar o cliente em sua carta, é importante lembrar quem está se comunicando com ele.
Sua frase pode começar com "Nós, da empresa…" ou usar a primeira pessoa e assinar com seu primeiro nome no final da carta.
2. Motivo do agradecimento
Depois de escrever sua introdução, informe ao cliente o motivo do contato estar sendo feito.
Essa é uma etapa importante para manter a atenção dos clientes na mensagem, aumentando as chances de que leiam seu e-mail até o fim.
Isso é ainda mais relevante em casos onde a carta é um pedido de desculpas.
3. Explique porque isso é importante para sua empresa
Para que a estratégia de carta de agradecimento ao cliente funcione, é importante explicar para o cliente porque é tão importante para empresa entrar em contato com ele.
Deixe bem claro que o cliente é valioso para a empresa e que a marca se preocupa com sua experiência, prezando uma relação de valor com seus consumidores.
É importante que sua mensagem seja sincera. Não bajule demais o cliente, caso contrário a mensagem pode parecer muito forçada, aumentando a chance de ser rejeitada.
4. Finalize a carta
Por fim, termine sua carta com uma ligação para sua próxima ação, convidando para um evento ou uma nova visita.
A ideia é usar esse espaço para desejar que o relacionamento com sua marca continue por muito tempo.
10 Modelos de carta de agradecimento ao cliente
Confira a seguir 10 modelos prontos para usar enviar aos seus clientes.
1. Carta de agradecimento pela aquisição de serviço
Caro(a) sr./sra. [CLIENTE].
Nós, da [NOME DA EMPRESA], estamos muito gratos pela sua decisão em contratar a nossa solução e ficamos muito felizes em fazer parte dessa conquista.
Estamos certos de que logo menos teremos o senhor como um caso de sucesso e que essa etapa será muito produtiva para nós também.
Se possível, ficaremos contentes em receber um feedback sobre o nosso serviço com a sua opinião. Isso certamente nos ajudará muito para aprimorar ainda mais o nosso serviço.
Qualquer coisa que precisar, por favor, não relute em falar conosco!
Um grande abraço.
[NOME DO RESPONSÁVEL PELA CARTA].
2. Carta de agradecimento pela aquisição de produto
Bom dia, sr. [CLIENTE].
Nós, da [NOME DA EMPRESA], estamos muito gratos pela sua decisão em adquirir nossos produtos e ficamos muito felizes em fazer parte dessa conquista.
Esperamos sinceramente que esse produto seja de grande serventia para você e que ele consiga superar as suas expectativas de compra. Recomendamos que ele seja utilizado para (explicar brevemente a função do produto).
Se possível, compartilhe com a gente o seu feedback sobre esse produto. Assim, podemos entender muito melhor como ele está suprindo as suas necessidades para investirmos cada vez mais nas melhorias necessárias.
Se precisar de qualquer auxílio, estamos prontos para ajudá-lo.
Até breve.
[NOME DO RESPONSÁVEL PELA CARTA].
3. Carta de agradecimento ao cliente pela confiança
Caro [CLIENTE],
a nossa relação comercial é assente na amizade e na confiança, dois aspetos que se constroem e consolidam ao longo do tempo.
Tem sido para nós um privilégio poder trabalhar com você, sempre procurando inovar e encontrar as melhores soluções de negócio.
A nossa empresa procura manter sempre um alto nível de qualidade, para a qual, muito têm contribuído as suas sugestões.
Obrigado por continuar a confiar em nós!
[NOME DO RESPONSÁVEL PELA CARTA].
4. Carta de agradecimento ao cliente pelo elogio
Estimado [CLIENTE],
a nossa empresa procura sempre exceder as expetativas dos nossos clientes, mas na maioria das vezes não sabe se foi capaz de o conseguir.
O seu comentário elogioso permite-nos perceber que estamos no caminho certo e que os nossos esforços não foram em vão.
São estas mensagens que nos dão força e ânimo para encontrar novas soluções de negócio.
Da nossa parte, fica a garantia que tudo faremos para continuar a surpreender os nossos clientes.
Muito obrigado pelo seu elogio!
[NOME DO RESPONSÁVEL PELA CARTA].
5. Carta de agradecimento pela parceria
Prezado(a) [CLIENTE],
Nós, da [NOME DA EMPRESA], não podemos deixar de agradecer por essa nova parceria de sucesso que estamos firmando! Com certeza, trata-se de uma nova oportunidade de sucesso para ambas as partes e que colheremos muitos frutos dela.
Parabenizamos também a competência da [EMPRESA PARCEIRA]! Acreditamos que o nosso [PRODUTO] vá ganhar muito com o [PRODUTO] de vocês e, em conjunto, podemos criar melhores soluções para nossos clientes!
Esperamos que seja somente o início de uma longa jornada juntos e saibam que podem contar conosco sempre!
Grande abraço,
[NOME DO RESPONSÁVEL PELA CARTA].
6. Carta de agradecimento pela preferência
Prezado [CLIENTE].
Nós, da [NOME DA EMPRESA], queremos agradecer sinceramente pela preferência em continuar consumindo as nossas soluções. Há [XX] anos que estabelecemos essa parceria e os resultados são sempre positivos.
Isso nos dá motivação para continuar aperfeiçoando os produtos, e empresas como a (nome da empresa) nos dá ainda mais motivação para nos aperfeiçoarmos. Dessa forma, conseguiremos resultados ainda mais significativos.
Pedimos que nos envie um feedback com a sua opinião sobre os nossos serviços. Assim, entregaremos cada vez melhores soluções para a nossa parceria.
Se precisar de algo, por favor não hesite em nos procurar, combinado?
Um forte abraço.
[NOME DO RESPONSÁVEL PELA CARTA].
7. Carta de agradecimento pela preferência pelo produto
Olá, [CLIENTE]!
Nós, da [NOME DA EMPRESA], gostaríamos de agradecer imensamente pela preferência por nossos produtos! Já fazem [X] anos desde a sua primeira compra e devemos dizer o quão felizes ficamos em saber que você continua conosco!
Desde então continuamos a trabalhar firme para garantir os melhores produtos para oferecer a você com a melhor qualidade possível!
Então, não deixe de compartilhar um feedback com a gente. Queremos saber o que você gosta mais nos nossos produtos e o que você acha que está faltando. Assim, podemos criar coisas novas para atender os seus desejos, que tal?
Agradecemos desde já! E, claro, se precisar de ajuda, saiba que pode contar com a nossa equipe sempre!
Grande abraço,
[NOME DO RESPONSÁVEL PELA CARTA].
8. Carta de agradecimento pela sugestão
Olá, [CLIENTE]!
Nós, da [NOME DA EMPRESA], gostaríamos de agradecer imensamente pela sugestão que você nos deu sobre [SUGESTÃO] no [DIA].
Muito obrigado(a) mesmo por dedicar um tempo para nos dar esse feedback, ele realmente fez a diferença. Saiba que são colaborações assim que fazem com que cresçamos juntos e, assim, consiga oferecer o melhor para você e nossos demais clientes!
Espero que a gente tenha conseguido ajudar e, se você precisar de ajuda novamente ou tiver qualquer sugestão, por favor, nos chame. Estamos sempre à disposição, viu?
Grande abraço,
[NOME DO RESPONSÁVEL PELA CARTA].
9. Carta de agradecimento pela presença em um evento
Olá, [CLIENTE]!
Nós, da [NOME DA EMPRESA], gostaríamos de agradecer imensamente pela sua presença no [NOME DO EVENTO]!
Muito obrigado(a) mesmo por dedicar um tempo para compartilhar essa experiência com a nossa empresa! Definitivamente, sem você lá, não teria sido o mesmo.
Espero que você tenha tido um ótimo momento conosco e contamos com você para próximas edições, viu? Se tiver quaisquer sugestões para um evento ainda melhor, por favor, não deixe de compartilhar!
Grande abraço,
[NOME DO RESPONSÁVEL PELA CARTA].
10. Mostrar gratidão no fim do ano
Prezada Sra. [CLIENTE],
Com o decorrer do ano, gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para agradecer por você escolher nossa empresa! Você é um dos nossos clientes mais valiosos e foi um sincero prazer atendê-lo este ano.
Sempre nos esforçamos para superar as expectativas de nossos clientes e atender aos seus requisitos. Informe-nos se houver algo que possamos fazer para ajudá-lo ainda mais.
De todos nós da [NOME DA EMPRESA], desejamos a você e seus entes queridos um Feliz Ano Novo!
Com apreciação,
[NOME DO RESPONSÁVEL PELA CARTA].
Aprendeu como escrever a carta de agradecimento ao cliente?
Esperamos que o nosso artigo tenha apresentado ótimas dicas e modelos de carta de gratidão ao cliente para usar em sua empresa.
Se você deseja criar cartas mais originais e personalizadas, confira nosso artigo sobre como usar o Canva e aprenda a criar cartas com visuais incríveis.
- Blog/
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!