Mobile Marketing: O que é essa estratégia?
Mobile Marketing é uma estratégia voltada para quem deseja estar um passo à frente de seus concorrentes.
Se há alguns anos atrás, o marketing no ambiente digital era voltado para as promoções através de sites em desktops e notebooks, nos últimos 10 anos esse cenário sofreu uma mudança.
Essa mudança se deu com o desenvolvimento e a crescente utilização dos dispositivos móveis, os smartphones.
Se analisarmos os dados da Fundação Getúlio Vargas, apenas no Brasil há mais de 230 milhões de Smartphones ativos.
E os dados de utilização dos smartphones também ganham destaque, pois muitos brasileiros também utilizam esses dispositivos para realizar compras.
Em outro estudo da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CDLC) mais de 70% dos consumidores entrevistados adotam o uso do smartphone para realizar suas compras e 86% já haviam realizado pelo menos uma compra online no ano da entrevista.
Esses dados demonstram que investir no Mobile Marketing pode ser o caminho de sucesso para que você consiga aumentar as vendas do seu negócio.
Por isso, nesse artigo vamos abordar o que é o Mobile Marketing, como você pode começar a fazer o uso dessa estratégia para atrair cada vez mais clientes para o seu negócio.
O que é Mobile Marketing?
Mobile Marketing, ou marketing mobile, é uma estratégia de Marketing Digital cujas ações são voltadas para interagir, relacionar e influenciar um determinado público através do uso de dispositivos móveis.
E quando falamos de dispositivos móveis não estamos falando apenas de celular, mas também de tablets, smartwatch e demais aparelhos que possuem sistema Android.
Essas ações são utilizadas na divulgação de produtos e serviços, e também atuam para reforçar o posicionamento do seu negócio.
Por isso, elas devem ser otimizadas e com um enfoque especial na experiência do cliente buscando elevar o nível de satisfação do consumidor.
O termo Mobile Marketing surgiu no início dos anos 2000, justamente quando o uso de celulares estava se popularizando.
A primeira campanha de Mobile Marketing foi através do uso de SMS e graças aos avanços tecnológicos hoje o Mobile Marketing utiliza outras estratégias.
Quais são as vantagens?
Se você compreendeu o conceito de Mobile Marketing, é bem provável que já tenha identificado que essa estratégia tem um grande potencial de conferir vantagens ao seu negócio.
E para sustentar esse argumento, no início deste artigo exibimos alguns dados que provam que o uso de smartphones está cada vez maior e mais frequente.
Uma pesquisa realizada pelo Google aponta que cerca de 40% das compras online são realizadas por smartphones.
Nesse sentido, é importante que você abordemos quais são as vantagens e no que essa estratégia impacta para que decida utilizá-la.
Maior faturamento
Investir em Mobile Marketing e em campanhas assertivas também é observado um aumento nas vendas.
A tendência é que o uso dos dispositivos móveis apenas se intensifique, e quanto mais você investir na estratégia e utilizá-la, mais chances de melhorar as suas conversões você terá.
Muitas vezes é no dispositivo móvel que esse público busca informações e inicia a jornada de compra, consequentemente finalizam através desse dispositivo.
Ou seja, investir em Mobile Marketing te dá a oportunidade de alcançar um público que já está utilizando o celular para realizar suas compras.
Fácil aplicação
Mesmo se você não tiver muito conhecimento tecnológico e estiver interessado em utilizar o Mobile Marketing no seu negócio você não precisa se preocupar.
Como já comentamos, nesse artigo as primeiras campanhas de Mobile Marketing foram realizadas através do envio de SMS, e quer algo mais fácil do que enviar uma mensagem através do seu smartphone?
Com uma grande variedade de recursos, o Mobile Marketing também é acessível para quem irá aplicar e a sua complexidade vai depender apenas das estratégias e ferramentas que você irá utilizar.
Melhora no relacionamento com o consumidor
Além de promover o seu negócio, o Mobile Marketing também é a chave para quem deseja investir em relacionamento com o consumidor e consequentemente trabalhar para fidelizá-los.
Ele apresenta diversas soluções para quem deseja investir em atendimento ao cliente.
Pois dispositivos móveis possuem uma gama de aplicativos que permitem que você mantenha contato com o consumidor em tempo real, e esse é um fator positivo relacionado ao atendimento ao cliente.
Segmentação de anúncios
Para quem já utiliza anúncios pagos como estratégia de Marketing Digital, deve saber que existe a possibilidade de segmentar seus anúncios para usuários de dispositivos móveis.
Além disso, muitos usuários encontram problemas para fazer a segmentação geográfica de um anúncio através de computadores.
A vantagem é que os telefones celulares possuem GPS que torna a segmentação por região mais assertiva.
Essa estratégia é muito utilizada por lojas físicas, por exemplo.
Menor custo de investimento
Já abordamos que existe uma gama de possibilidades dentro do Mobile Marketing e por isso que comparado ao marketing tradicional ele acaba saindo bem mais em conta.
Além de que permite que você tenha um maior controle das suas campanhas, e possa até mesmo visualizar uma prévia dos seus resultados.
Assim você garante um maior controle dos seus gastos e também do seu lucro.
O que é preciso saber antes de implementar a sua estratégia de Mobile Marketing?
Antes de abordarmos quais são os principais componentes como você pode utilizá-los para fazer Mobile Marketing, vamos falar um pouco sobre a etapa de planejamento e o que você precisa ter definido para que as suas campanhas sejam mais assertivas.
Defina a sua persona
Esse é o passo crucial para que você consiga traçar uma boa estratégia de Mobile Marketing.
Você deve conhecer quem é o seu público, e também conhecer quais são as suas necessidades.
Para obter mais informações você pode construir personas, que são personagens fictícios que irão representar uma parcela do seu público-alvo.
Através da persona você monta um perfil que se aproxima muito do seu cliente ideal e consegue obter até mesmo dados comportamentais.
Dessa maneira é possível que você direcione as suas campanhas para o perfil que elas atendam as necessidades da persona.
Quanto mais informações sobre a sua persona você obtiver, mais assertivo serão suas campanhas.
Além de obter dados básicos como o nome, idade, profissão, estado civil, é imprescindível que você obtenha informações comportamentais sobre a utilização de dispositivos móveis por esse público.
Você pode obter essas informações criando enquetes ou pesquisas para quem compra com você.
Determine seus objetivos
Para que a sua estratégia de Mobile Marketing funcione você precisa definir qual é o seu principal objetivo, é o que você deseja alcançar com essa estratégia.
Determine os seus objetivos principais, seu público-alvo e como você irá desenvolver suas estratégias, quais recursos você fará uso.
Faça também análise do seu da sua estratégia de multicanal para que você possa identificar como está o seu engajamento nesses canais.
Você também pode pensar em maneiras de incluir esses canais na sua estratégia de Mobile Marketing.
Determine os seus KPIs
Os KPI também são conhecidos como indicadores chave de desempenho.
É através deles que você irá garantir dados sólidos para determinar se sua campanha de Mobile Marketing está alcançando o objetivo que você determinou.
Para que um KPI seja considerado bom ele deve ser tangível, mensurável e de fácil compreensão.
Saiba como monitorar suas métricas através de dispositivos móveis
Monitorar as métricas de engajamento dos seus dispositivos móveis irá informar o quanto o seu público está tendo acesso às suas campanhas.
Já o monitoramento da taxa de conversão pode ser um indicativo de que a sua campanha ainda precisa ser otimizada.
Principalmente se você investe em sites, ecommerce ou landing pages , o Google Analytics é uma ferramenta que fornece resultados sobre as suas páginas em dispositivos móveis.
As principais ações de Mobile Marketing
Neste tópico será dedicado para que você tome conhecimento de quais são as principais ações de Mobile Marketing que você pode utilizar na sua empresa para ter um maior alcance de público.
SMS
Já abordamos que o SMS foi uma das primeiras ações de Mobile Marketing utilizada para alcançar clientes, e por incrível que pareça ela ainda é muito utilizada nos dias de hoje.
Essa estratégia consiste em enviar SMS para os seus clientes que você já possui cadastrados na sua lista de contatos.
É uma estratégia útil para manter seus clientes engajados com a sua marca através de lembretes importantes como datas de pagamento e processamento de compras.
Também são muito utilizadas para envio de promoções, cupons e até mesmo para cobranças.
E por incrível que pareça as mensagens são mais lidas do que as campanhas realizadas por email e essa é a vantagem em utilizar essa estratégia.
Bluetooth marketing
Não é tão utilizada, pois nem sempre você terá acesso a esse dispositivo.
Pois os usuários não costumam deixar o dispositivo ligado pois envolve o consumo de bateria.
No entanto, é uma estratégia bem interessante para alcançar aqueles clientes que estão perto da sua empresa, e o melhor de tudo "gratuitamente" e sem nenhum custo adicional de manutenção.
É possível fazer o compartilhamento de fotos, vídeos e catálogos por meio dessa estratégia que promovam o seu estabelecimento.
O único aspecto negativo dessa estratégia, como já comentamos, é o alcance.
Páginas responsivas
Essa é uma estratégia muito importante em termos de experiência do usuário.
Se você possui um site para o seu ecommerce, você deve garantir que o consumidor possa acessar esse canal através de dispositivos móveis diferentes.
Pois com o avanço da tecnologia mais telas de tamanhos e formatos diferentes estarão disponíveis para o usuário.
Nesse sentido, é necessário que o seu site esteja adaptado para se adaptar aos diferentes formatos que um usuário possa vir a utilizar.
Além de proporcionar uma melhora de navegabilidade, os sites responsivos também são um critério para que o seu site fique bem posicionado entre as primeiras páginas do Google.
QR Code
Você provavelmente já deve ter visitado algum restaurante e se deparou com um QR Code, ou até mesmo durante a aquisição de um produto.
O QR Code funciona como um código de barras que pode ser lido através da câmera do seu celular.
Após a leitura, o usuário é redirecionado para uma outra página que pode ser uma rede social, ou um site.
É possível redirecionar o usuário para que ele tenha acesso a mais informações sobre um produto ou sobre a sua empresa, ou até mesmo apresentar um cardápio para o caso de restaurantes ou utilizá-lo para liberar promoções.
Notificações de push
Todos que têm acesso a um dispositivo móvel sabem da importância das notificações de push para o Mobile Marketing.
As notificações de push são aquelas que aparecem na tela do seu dispositivo móvel após a instalação de um aplicativo.
Elas podem ser utilizadas para enviar mensagens importantes para o consumidor, como aviso de promoções, atualizações ou servirem até mesmo de chamadas para ação, os Call to Action.
Mas para isso, você precisa desenvolver um aplicativo próprio para o seu negócio e por isso essa ação requer um pouco mais de investimento.
Um aplicativo que utiliza muito as notificações de push são os aplicativos de entrega de comida como o iFood e também de plataformas de streaming como a Netflix.
Automatização de mensageiros
Aplicativos de mensagens instantâneas de uma maneira geral são bastante úteis para que você mantenha contato com o consumidor e possa investir em relacionamento.
E eles podem funcionar de maneira semelhante ao envio de SMS, para que você mantenha o seu público informado e atualizado sobre as principais mensagens.
Muitos desses mensageiros permitem que você faça integrações com chatbots para fazerem o envio de mensagens automáticas ou então prestar um serviço de atendimento ao cliente.
Visual search
É um recurso novo que ainda não é muito utilizado e é pouco explorado pelas empresas.
Esse recurso é utilizado através da câmera do celular, onde o usuário registra uma fotografia de um produto, e então por meio de inteligência artificial esse produto é reconhecido permitindo que o usuário tenha acesso a produtos semelhantes em uma loja.
A expectativa é que cada vez mais esse recurso seja implementado nos sites e modifique a maneira que o usuário tem acesso a um produto.
Anúncios personalizados
E por último mas não menos importante, anúncios personalizados possuem um alto potencial de visualização, principalmente quando segmentados para o público correto.
Através do Google Ads, você pode realizar anúncios para dispositivos móveis para serem exibidos em aplicativos parceiros do Google.
É possível realizar anúncios do modelo Rich Media, e que embora demandem mais investimento são mais imersivos impactando o consumidor ainda mais.
Principais ferramentas de Mobile Marketing
O intuito desse tópico é apresentar algumas das ferramentas que você pode utilizar para elaborar as suas estratégias de Mobile Marketing.
Wix
Se você deseja montar um ecommerce ou um site que seja responsivo, e que se adapte a qualquer tipo de dispositivo o Wix é a solução.
Ele permite que você edite seu site ou ecommerce, para adaptá-lo ao uso nessas diferentes telas.
Os menus e telas horizontais são ajustados automaticamente, outros elementos como faixa e colunas, slideshows de largura total, galeria e Google Maps e Wix também podem ser configurados para ser responsivo.
Funciona como um canal de atendimento ao cliente, é um mensageiro instantâneo que agiliza o processo de comunicação.
Ele é considerado um aplicativo privado, e portanto você precisa pedir a permissão do cliente para enviar mensagens.
Ele ainda disponibiliza uma versão profissional que é o Whatsapp Business que possui recursos exclusivos para quem possui um negócio e deseja utilizar o aplicativo.
Google Analytics
O Google Analytics é uma ferramenta muito importante para quem tem um site ou ecommerce, pois ela traz dados sobre o seu site de uma maneira geral.
Mas ainda permite que você saiba se os usuários estão conseguindo ter acesso a ele através dos dispositivos móveis.
Além disso, é possível monitorar a taxa de rejeição que também pode ser um indicativo de que o seu site não está otimizado para uma determinada plataforma.
JivoChat
O JivoChat além de ser um Chat Online também possui recurso de chatbot, como já citamos, ele pode atuar como atendimento ao cliente.
Além disso, é possível fazer o envio de mensagens automáticas através do JivoChat.
Ele possui integração com os principais aplicativos de mensagem, permitindo que você utilize os diferentes recursos em várias plataformas diferentes.
Waze
Waze é um aplicativo para que você consiga fazer anúncios de dispositivos móveis.
Apesar de ele ser um aplicativo voltado para informar o motorista sobre trânsito e localizações, é possível anunciar dentro deste aplicativo.
Pois você pode realizar anúncios para quando o motorista estiver próximo do seu estabelecimento, por exemplo, abrindo uma oportunidade para que ele venha a conhecer o seu negócio.
Google Ads
O Google Ads é a ferramenta de anúncios do Google.
Com essa ferramenta você pode anunciar em aplicativos parceiros do Google, e segmentando esse anúncio para o seu público-alvo.
Para anunciar em smartphones e dispositivos móveis é possível elaborar anúncios de texto, gráficos, rich media, vídeos e outros formatos.
Além disso, para quem anuncia na rede de pesquisa é possível otimizar seus anúncios ao adicionar extensões permitindo que o usuário tenha acesso ao seu telefone, rota e outras informações úteis que só são exibidas nos dispositivos móveis.
Canva
O Canva é uma ferramenta de design, muito intuitiva e fácil de ser utilizada.
Ela permite que você crie uma gama de criativos, como cardápios, imagens para as redes sociais e outras peças gráficas.
Você pode utilizar o Canva para criar peças gráficas para usar nos seus anúncios, nas redes sociais e também pode utilizá-la para impactar o seu público com promoções exclusivas.
Como otimizar as suas campanhas de Mobile Marketing
Se você busca alcançar os resultados com a sua campanha de Mobile Marketing confira algumas dicas e erros que são comuns para que você possa oferecer um serviço de qualidade.
Não seja invasivo
Mencionamos diversos recursos para que você possa utilizá-los nas suas campanhas de Mobile Marketing.
Mas é importante que você se atente a não passar dos limites e não ser invasivo demais.
Você pode enviar mensagens ou utilizar outras estratégias que sejam mais invasivas desde que você mantenha uma frequência que não "incomode" o consumidor.
Caso contrário pode prejudicar o relacionamento com o consumidor e também a reputação da sua empresa.
É sempre uma boa opção ter a permissão do consumidor antes de realizar essas ações.
Ofereça uma experiência do cliente única
Lembre-se de manter o foco nas necessidades do consumidor e assim trabalhar para entregar uma experiência única.
Como já mencionamos, a atuação em várias estratégias de marketing requer que você tenha um grande conhecimento do seu público-alvo.
E não esqueça de sempre estabelecer um objetivo para manter as suas estratégias alinhadas a ele.
Entregue para o seu cliente conteúdos de valor e que façam sentido tanto para o seu objetivo quanto para a necessidade daquele clientes.
Demonstre os benefícios aos seus clientes
É outro passo que é muito importante, pois geralmente o consumidor espera receber algo em troca ao ser impactado com uma ação.
Então não esqueça de deixar explícito qual é o benefício que esse consumidor está recebendo.
Dessa forma você mantém o consumidor estimulado a continuar utilizando o seu serviço.
O ifood trabalha muito bem através das notificações de push, na maioria das vezes oferecendo cupons de desconto e estimulando o usuário a abrir o aplicativo.
Aposte na honestidade
Falamos sobre oferecer um benefício ao usuário, mas ofereça apenas os benefícios que você pode cumprir.
Não deixe o usuário na expectativa de receber algo que ele não irá receber.
Pois essa ação negativa acaba impactando a imagem do seu negócio e também implica na perda de credibilidade.
Os consumidores não saberão se o que você promete será de fato entregue a eles.
Por isso, invista em transmitir as mensagens de maneira clara e objetiva para que não haja desentendimentos.
Otimize seu conteúdo
Para entregar uma boa experiência ao usuário invista um conteúdo humanizado.
Novamente, ressaltamos a importância de você conhecer o seu público para saber o que o tom de voz utilizar durante o envio das mensagens.
Tente ser o mais humanizado e amigável possível para estabelecer um relacionamento de confiança com os seus clientes.
Também é necessário que você ofereça uma boa experiência, por isso certifique-se de saber qual é o número máximo de caracteres para uma notificação de push, por exemplo.
Se utilizar e-mail marketing também é importante saber o que vai aparecer na notificação do usuário.
Explore o potencial das redes sociais
As redes sociais oferecem ótimas oportunidades para você se conectar com o público-alvo e estabelecer um relacionamento com esse público.
Além disso, elas oferecem diferentes recursos e que podem ser trabalhados em conjunto com as suas estratégias de Mobile Marketing.
As lives no Instagram, por exemplo, toda vez que um usuário inicia uma live seus seguidores são notificados desse evento.
Por isso, não deixe de explorar o potencial desses canais de comunicação tanto para realizar marketing para o seu negócio quanto para sua sua estratégia de Mobile Marketing.
Pronto para investir em Mobile Marketing?
Nesse artigo apresentamos os principais recursos para que você possa começar a fazer o uso dessa estratégia e destacar o seu negócio entre os concorrentes.
Mas não deixe de aprender outras estratégias que também são relevantes para que consiga vender mais e gerar autoridade para o seu negócio.
Invista em estratégias como Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing e Marketing de Relacionamento.
Otimize o seu site para que ele possa ser exibido nos dispositivos móveis através do design responsivo.
E boas vendas!
- Blog/
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!