O que é UTM e como usar um URL Builder

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Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Uma das principais vantagens de investir no Marketing Digital é a capacidade mensurar o resultados de suas campanhas.

Isso permite avaliar os erros e os acertos de sua estratégia, fornecendo dados para que as próximas ações sejam mais efetivas.

Contudo, essas informações nem sempre são capturadas automaticamente por plataformas como o Google Analytics sem uma UTM.

A UTM é um recurso que permite criar URLs com parâmetros de rastreamento. 

A boa notícia é que o próprio Google conta com uma ferramenta que permite adicionar esses parâmetros às suas URLs.

Estes parâmetros irão ajudar a identificar qual é a página que mais está sendo acessada, o comportamento das pessoas que acessam ela e várias outras informações fundamentais para entender a origem do seu tráfego e fazer campanhas mais eficientes.

Se você deseja aprender o que é UTM e como usar esse recurso para monitorar os resultados de suas ações digitais, confira o nosso conteúdo. Vamos lá?

O que é UTM?

Para entendermos o que é UTM, primeiro precisamos entender bem o que é uma URL. A URL é uma sigla em inglês para Uniform Resource Locator (Localizador Padrão de Recursos em português). 

Esse termo também é conhecido por Endereço Eletrônico, um exemplo é o nosso próprio endereço: https://jivochat.com.br

Essas URL podem ser customizadas para páginas de vendas, landing pages e diversos outros tipos de páginas.

Rastrear esses endereços é importante para entender quando e por onde um usuário acessou uma de suas páginas através de um link específico.

A UTM, sigla em inglês para Urchin Tracking Module (Módulo de Rastreamento Urchin em português), é um recurso que permite criar URLs rastreáveis.

Esses parâmetros são trechos de texto que podem ser adicionados a um endereço eletrônico para fazer o rastreamento sempre que um clique for dado nele.

Essas linhas permitem que o Google Analytics mostre resultados detalhados quanto a origem do tráfego de uma URL.

Os parâmetros foram desenvolvidos especificamente para entender o momento em que um lead clicou em link, por qual canal veio e mais uma série de detalhes.

Portanto, se você deseja monitorar seu tráfego de forma eficiente, usando este recurso será possível avaliar qual a origem dos acessos em seus materiais de divulgação.

Ou seja, ao criar endereços eletrônicos otimizados será possível o canal em que a pessoa encontrou e clicou no link, qual foi a copy do anúncio que gerou o clique, se veio de uma mídia orgânica ou paga, entre várias outras opções.

Como criar UTM?

Os parâmetros UTM seguem um formato e ordem definidas. Confira um exemplo:

https://www.example.com/?utm_source=adsite&utm_medium=origem&utm_campaign=teste123&utm_term=jivochat

Apesar de ser um texto definido, a forma recomendada para criar uma URL com parâmetros rastreáveis basta apenas acessar uma ferramenta de UTM.

Uma das ferramentas mais populares é o Campaign URL Builder, oferecido gratuitamente pelo próprio Google.

Contudo, essa plataforma não oferece uma alternativa para encurtar links, os deixando mais amigáveis aos usuários.

Apesar disso, essa ferramenta conta com integração com o site bit.ly, permitindo encurtar os links com facilidade.

Conheça os parâmetros de UTM

Confira a seguir cada um dos parâmetros rastreáveis que podem constituir uma UTM e que permitem avaliar quais são os links mais efetivos nos canais de um negócio.

Campaign

O utm_campaign é o principal item de um URL rastreável, agrupando várias fontes, meios e conteúdos.

Exemplo: utm_campaign=jivochat-para-whatsapp

Há ainda o utm_campaignID, que é para identificar o ID de campanhas de anúncios específicos.

Source (obrigatório)

O utm_source é o item que determina a fonte de origem do tráfego. É através dele que será possível conferir o canal de onde veio um usuário.

É comum que a conversão venha de um site, landing page ou rede social, como Instagram, Facebook, Twitter.

Exemplo: utm_source=instagram

Medium (obrigatório)

Diferente do item anterior, o utm_medium define qual é a origem direta do tráfego. Com ele é possível saber se um visitante chegou ao seu site via tráfego orgânico, e-mail marketing, link de afiliado, mídia paga, etc.

Assim como Source, toda UTM deve conter este parâmetro.

Exemplo: utm_medium=email

Content

O utm_content serve para definir qual é o conteúdo relacionado ao link, isso permite avaliar conteúdos semelhantes para públicos diferentes, fazer anúncios com diferentes formatos e testes A/B.

É importante entender que esse não é um campo obrigatório para criação, portanto, não é preciso diferenciar o link por essa informação.

Exemplo: utm_content=cta-a

Term

O utm_term é um item que normalmente é usado para diferenciar palavras-chave usadas em anúncios pagos de pesquisa.

Ao fazer diversos anúncios, esse item se torna muito relevante porque permite diferenciar o termo que teve mais sucesso convertendo leads.

Exemplo: utm_term=palavra-chave-do-anuncio

Como rastrear suas UTM no Google Analytics

Os resultados de cliques rastreáveis serão exibidos na área de campanhas, dentro da plataforma Google Analytics.

Os links e seu desempenho serão exibidos na plataforma através dos parâmetros usados pela URL.

Usando os recursos dentro do Google Analytics, será possível filtrar suas campanhas pelos parâmetros desejados.

Para conferir os dados de suas campanhas siga as instruções:

  • Clique no item Aquisição, no menu à esquerda.
  • Clique em Campanhas.
  • Clique em Todas as campanhas.

Tutorial para rastrear UTM no Google Analytics

A plataforma irá exibir um relatório com todas as campanhas que foram rastreadas. 

É possível clicar em cada uma delas para conferir informações sobre tráfego e até mesmo vendas, caso conte com o comércio eletrônico ativado em sua conta do Google Analytics.

Em qualquer uma das fontes de tráfego será possível ver métricas relevantes como visualizações de página, taxa de rejeição, metas, vendas e várias outras que podem determinar a efetividade de sua campanha.

É importante entender que não existe uma forma errada de gerar URLs rastreáveis, contudo, existem algumas dicas que podem ajudar a organizar seus relatórios de análise de performance. Confira as principais:

  • Use apenas os parâmetros que são necessários.
  • Pelo fato das URLs se tornarem longas, considere a possibilidade de usar um encurtador de links.
  • Todos os parâmetros precisam estar escritos com letras minúsculas.
  • Qualquer um que clicar no seu link terá acesso aos nomes dos parâmetros usados. Portanto, não escreva palavras e ideias que não deseja que outras pessoas vejam.
  • Considere usar uma nomenclatura padrão inicial. Isso é importante porque cada URL terá vários parâmetros, o que pode bagunçar seus relatórios.

Confira a seguir uma seleção com alguns dos principais geradores de UTM disponíveis gratuitamente na internet.

1. Google Campaign URL Builder

Como já citamos, o próprio Google oferece uma ferramenta grátis e completa para gerar seus links rastreáveis.

Simples e prática, basta apenas acessar o link, preencher as informações com a URL e os parâmetros desejados para criar a UTM.

Caso você tenha uma conta no bit.ly, também é possível aproveitar uma integração de plataformas que gera links encurtados diretamente para sua conta bit.ly pela página do Campaign URL Builder.

2. Gerador de UTM - Resultados Digitais

A Resultados Digitais, um dos grandes portais de marketing e vendas do Brasil, conta com sua própria planilha para gerar UTM.

Diferente do Google, o recurso oferecido pela Resultados Digitais é uma planilha que pode ser baixada e usada para gerar seus links rastreáveis.

Os principais diferenciais dessa alternativa é contar com um encurtador automático e ter acesso a um banco com as UTMs geradas pela planilha.

3. Gerador de UTM para campanhas

O portal de Inbound Marketing maikon.biz conta com seu próprio gerador de UTM para campanhas.

Através de uma página da internet é possível gerar UTM para suas campanhas facilmente, assim como na ferramenta oferecida pelo Google.

Basta preencher as informações no formulário para usar UTMs em campanhas do Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads.

Seu principal diferencial é oferecer termos prontos para otimizar a criação dos seus links rastreáveis.

Aprendeu o que é UTM e como usar?

Usar UTMs é um requisito fundamental para quem deseja criar campanhas muito efetivas de marketing digital.

Se você deseja otimizar seus resultados, gerando muitas conversões, considere começar a usar uma ferramenta profissional de atendimento online.

O JivoChat é uma ferramenta de chat online que pode ser instalada em seu site, além de oferecer a oportunidade de unificar canais como WhatsApp, Instagram e Facebook.

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