10 melhores cursos para fazer na adolescência

Tempo de leitura7 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Repleta de descobertas e mudanças, a adolescências é um período na vida de todos onde começamos a ter mais responsabilidades e expectativas.

Buscar por atividades e saber sobre assuntos diferentes é uma forma de descobrir nossa vocação, principalmente nessa etapa da juventude onde tudo é novo.

Uma forma de auxiliar os jovens a encontrarem hobbies e atividades que podem ajudar em sua formação pessoal e profissional é fazer cursos online com temas interessantes.

Apesar de terem deixado a infância para trás, os adolescentes ainda estão se formando e adquirir conhecimentos em suas áreas de interesse pode ter um efeito muito positivo em sua vida adulta.

Confira nossa lista para conhecer alguns dos melhores cursos para fazer na adolescência.

Quais são os melhores cursos para fazer na adolescência?

Confira a seguir algumas sugestões dos melhores cursos para fazer na adolescência e desenvolver habilidades para a vida toda.

1. Cursos de idiomas

Uma das opções mais interessantes de cursos para fazer na adolescência é o curso de idiomas.

Aprender uma língua diferente durante a juventude é um ponto de partida para um futuro repleto de oportunidades.

Se tornar fluente em idiomas como o inglês, espanhol, francês e até mesmo chinês oferece não só opções de destinos para viajar com mais segurança, mas expande de forma expressiva seus caminhos para carreira profissional.

Esse aprendizado também é fundamental para quem sonha em fazer um intercâmbio e ter uma experiência cultural e social em outro país.

jovem fazendo um curso de inglês em seu computador

Confira a seguir algumas recomendações de cursos:

2. Cursos de Tecnologia e Informática

Aprender a usar as ferramentas de computadores em nível básico e avançado, até mesmo conhecer linguagens de programação cedo é importante para nossa vida pessoal e profissional.

Afinal, os mais variados nichos de mercado dependem de sistemas de informação e computadores para trabalharem de forma eficiente.

Atualmente, se aprofundar na área da tecnologia é uma forma de abrir diversos caminhos para uma carreira de sucesso.

É possível se especializar em hardware (os componentes físicos de computadores), na criação de aplicações e sistemas, criação de sites e sistemas web, cibersegurança, entre tantos outros nichos.

Caso você seja um adolescente com interesse nessa ou conheça alguém que tem, confira algumas recomendações de cursos:

3. Cursos de arte e artesanato

Aprender sobre arte e artesanato ajuda jovens a refletirem sobre questões sociais, aprender mais sobre si mesmo e como expressar suas emoções através de ferramentas disponíveis.

Além de ser mais uma alternativa que trabalha habilidades manuais, os diferentes tipos de artes oferecem formas de enxergar o mundo.

Desenvolver essas habilidades também oferece uma forma de lidar com o nervosismo, extravasando sentimentos e estresse através da arte.

4. Cursos de música

Aprender sobre música e tocar algum instrumento é uma forma ativa e interessante de desenvolver habilidades motoras, sociais e até mesmo processos cognitivos.

O processo de aprendizado em música também oferece benefícios para a educação, ajudando a construir conhecimentos, valorizando a prática e ensino formas de explorar conteúdos e aprender sozinho.

jovem sentado em seu quarto tocando um violão acústico

Confira a seguir algumas recomendações de cursos de música e instrumentos musicais:

5. Cursos de dança

O curso de dança é um dos melhores cursos para fazer na adolescência, já que oferece muito desenvolvimento motor, consciência corporal, é uma atividade física divertida e também ajuda a desenvolver habilidades sociais.

Confira algumas opções de cursos:

6. Artes marciais

Os cursos de artes marciais também são opções interessantes que oferecem desenvolvimento físico, consciência corporal e socialização.

Além disso, as filosofias e os ideias em artes marciais como o kung fu, jiu-jitsu, karatê e várias outras ajudam a ensinar disciplina, saúde física e mental.

Essas atividades práticas e com participação de outras pessoas das mais variadas idades estimulam valores como respeito, cooperação, auto superação, amizade, responsabilidade e vontade de vencer.

7. Cursos de teatro

O teatro é um dos melhores cursos para fazer na adolescência para quem deseja estimular sua criatividade, aprender a se expressar e falar em público.

A natureza das aulas de teatro torna as pessoas mais comunicativas e estimula a socialização com outras pessoas.

Além disso, faz parte do processo conhecer obras literárias interessantes, expandindo seu repertório cultural.

Outro aspecto importante que esse tipo de curso oferece é o trabalho em equipe, já que em grande parte das peças não é possível fazer tudo sozinho sem a ajuda de outras pessoas.

8. Cursos de culinária

Aprender a cozinhar é uma habilidade muito importante para a vida adulta. Aprender a gostar dessa atividade cedo pode transformar uma tarefa necessária em algo prazeroso.

Programas como Masterchef e outros realities culinários têm se tornado cada vez mais populares, mostrando as inúmeras possibilidades que a cozinha oferece.

Esse contato é importante para ajudar a entender o caminho que os alimentos fazem até chegar em nosso parto, gerar hábitos alimentares mais saudáveis e até mesmo melhorar habilidades sociais.

imagem em vetor de 4 jovens cozinhando pratos diferentes

Confira a seguir algumas recomendações dos melhores cursos para fazer na adolescência na área de culinária:

9. Cursos de design gráfico e edição de imagens

O design gráfico é um dos melhores cursos para fazer na adolescência para quem busca estimular suas habilidades criativas e aprender ferramentas que podem ser utilizadas profissionalmente.

Se aprofundar nesse mundo pode ajudar jovens a desenvolver um olhar crítico sobre estéticas e formas de comunicação visual.

Essas habilidades podem ser desenvolvidas mais a fundo para quem deseja seguir uma carreira na área, mas também podem ser usadas de forma mais descontraída.

Dominar ferramentas como o Photoshop, Illustrator e até mesmo o Canva permitem criar imagens divertidas para brincar com a família e os amigos, criar visuais personalizados para aniversários e várias outras ideias.

Confira algumas recomendações de cursos de design gráfico:

10. Cursos de edição de vídeo

O curso de edição de vídeo é uma opção que pode ir muito bem com outros cursos da lista, como design gráfico, teatro, culinária e dança.

Aplicativos de conteúdo como TikTok, YouTube e Instagram são muito populares entre os jovens. Aprender sobre esses assuntos oferece uma forma de começar a produzir seus próprios materiais para essas redes.

Essa é uma atividade divertida que irá ensinar bastante sobre o planejamento e o trabalho necessário para realizar a produção de vídeos de qualidade, além de toda atenção e cuidado para conseguir editar seus vídeos.

Confira a seguir algumas sugestões de cursos de edição de vídeo:

Quando começar a fazer cursos na adolescência?

Não existe uma idade ideal para começar, mas é interessante que jovens a partir de 12 com interesse em aprender possam começar.

Quanto mais cedo começarem, mais tempo e facilidade terão para aprender e dominar um assunto de interesse.

Já sabe quais são os melhores cursos para fazer na adolescência?

Esperamos que a nossa lista tenha ajudado a encontrar cursos interessantes e criativos para fazer na adolescência.

Caso tenha encontrado opções interessantes de curso, mas não se sente preparado para estudar através de um material online, confira nosso artigo com técnicas de estudos para melhorar seus resultados.

Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download