Top 10 sites para contratar freelancer

Tempo de leitura5 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Uma prática comum de empresas para resolver imprevistos e demandas específicas é contratar freelancers.

Por não exigir um grande investimento, utilizar esse tipo de serviço terceirizado é uma forma de otimizar tempo e economizar, caso não exista a necessidade de contratar alguém dedicado completamente a uma tarefa específica.

Contudo, encontrar profissionais de qualidade que realmente são capazes de atender as exigiências do seu negócio no prazo certo não é uma tarefa tão fácil.

Confira a seguir uma lista com as melhores plataformas digitais para encontrar e contratar freelancers.

Onde contratar freelancer?

Confira a seguir uma lista com os principais sites para encontrar freelancers online.

1. Fiverr

homem segurando notebook ao lado de logo do fiverr

O Fiver é uma plataforma para contratar freelancers nos mais variados tipos de serviços, como: desenvolvimento de sites, logotipo, arquitetura e design de interiores, locução, edição de vídeo, fotografia de produtos e mais.

A plataforma busca oferecer seguranças para seus usuários, tanto freelancers quanto clientes, além de acessibilidade com o cadastro gratuito e um sistema de contratação que não cobra taxas extras.

Ela faz isso através de um sistema que cobra o valor do serviço de antemão, mas retém o valor até a finalização do serviço.

Após o trabalho ser concluído, os prestadores de serviço recebem o valor e o Fiverr tira uma porcentagem como comissão.

Por ser uma das plataformas de freelance mais populares do mundo, o site conta com mais de 3,5 milhões de clientes e prestadores de serviço ao redor do mundo. Isso garante diversidade e qualidade.

2. Workana

O Workana também oferece registro gratuito e permite contratar freelancers em uma grande variedade de categorias.

Algumas das modalidades mais populares no site são design gráfico, programação e redação.

A plataforma funciona com os clientes criando demandas para receber propostas dos freelancers, com prazos e valores.

Então, o cliente avalia as propostas recebidas e escolhe a mais adequada para seu projeto.

O site também conta com um sistema de ranking dos prestadores de serviço, que pode ser um critério importante em sua avaliação.

3. 99Freelas

O 99Freelas é outra plataforma popular que conecta freelancers com pessoas em busca de seus serviços.

Dentre as áreas de interesse inclusas no site estão: administração e contabilidade, advogados, atendimento ao consumidor, escrita, design, fotografia e audiovisual, desenvolvimento, tradução e vendas.

São mais de 2 milhões de freelancers cadastrados no site, contando com uma boa variedade de portfólios.

O sistema funciona através de vagas que são publicadas, onde os clientes recebem as propostas de prestadores de serviço.

Então, depois de avaliar o histórico de trabalho e perfil do freelancer, o pagamento do trabalho será feito e ficará com o 99Freelas até a conclusão do projeto, sendo repassado aos freelancers no final.

4. LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social focada na carreira profissional de seus usuários.

A plataforma é um dos sites mais populares no mundo para encontrar vagas de emprego e criar redes de contatos com profissionais de diversas áreas.

Isso não limita os tipos de vagas encontradas no site, já que o LinkedIn também permite que seus usuários encontrem ou contratem freelancers de vários segmentos diferentes.

Para ter sucesso na rede é importante ter um perfil ativo, fazer publicações frequentes, interagir com seus contatos e manter seu portfólio sempre atualizado.

5. Upwork

O Upwork é mais uma alternativa de site internacional que conta com freelancers do mundo todo.

Algumas das categorias mais presentes na plataforma são web design, desenvolvimento de software, design gráfico e marketing.

O serviço oferece formas variadas de contratação. É possível publicar vagas para um trabalho específico ou contratar o serviço de um catálogo pronto de prestadores do site.

A plataforma conta com um sistema de comissão para os freelancers, que quanto mais trabalham na plataforma sobem de nível e diminuem essa taxa cobrada em seus serviços.

6. Freelancer.com

O Freelancer.com é um site que também permite contratar freelancers do mundo inteiro.

Basta descrever seu projeto e aguardar as propostas dos prestadores de serviço, para então escolher a que mais se encaixa com seus objetivos.

O diferencial dessa opção é que os clientes só pagam quando estão 100% satisfeitos com o serviço.

7. Jooble

O Jooble funciona como um site de busca de vagas de emprego, reunindo mais de 140 mil fontes pelo mundo.

A plataforma integra sites corporativos, redes sociais, sites de freelance e classificados.

Sua principal vantagem é a centralização da busca por freelancers, o que tira a necessidade de clientes usarem várias plataformas simultaneamente.

8. GetNinjas

O GetNinjas é uma alternativa interessante para contratar freelancers nos mais variados tipos de serviços.

A plataforma conta com profissionais qualificados para fazer reformas e limpezas até em aulas particulares, desenvolvimento e design.

Os clientes que usarem o site irão pesquisar por prestadores de serviços por categoria e localização.

A plataforma garante um pagamento seguro aos clientes, recebendo os valores e liberando para os freelancers após a conclusão do trabalho.

9. SimplyHired

A proposta do SimplyHired é funcionar como um site de classificados em que empresas podem publicar oportunidades de emprego.

A plataforma também atua agregando várias ofertas de trabalho da internet em um só lugar. São várias opções disponíveis para freelancers de todas as áreas.

10. Vinteconto

Por fim, a Vinteconta é uma plataforma voltada para clientes que precisam ou profissionais que oferecem serviços de design gráfico, programação e redação.

A plataforma tem esse nome porque visa oferecer freelances com preços acessíveis, a partir de R$ 20.

O site é bem simples e funciona como um mural de classificados, onde os clientes postam os serviços que estão procurando.

O pagamento deve ser feito antecipadamente pelos clientes e a plataforma irá cobrar uma taxa de 20% de comissão. Os prestadores irão receber o pagamento em até 14 dias úteis após a conclusão do seu trabalho.

Já sabe em que site contratar freelancers?

Esperamos que a nossa lista tenha apresentado opções interessantes e confiáveis de sites para encontrar freelancers.

Se você tem interesse em atuar em uma dessas plataformas, mas ainda não tem certeza sobre que tipo de serviço pode prestar, confira nosso artigo com várias ideias de trabalho online.

Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download