O que faz e quanto ganha um Promotor de Vendas?

Tempo de leitura7 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Indo a campo e realizando as estratégias feitas pelas agências e escritórios, o promotor de vendas tem uma das principais funções no trade marketing e influência nos resultados de uma ação.

Esse profissional é responsável por executar as estratégias em pontos de vendas e por comunicar a falta de produtos na gôndola.

O promotor também negocia pontos de destaque nas lojas onde atua, conseguindo lugares de melhor visibilidade para impressionar os clientes.

Por mais que muitas pessoas enxerguem a profissão de uma forma muito simples, a carreira na área oferece oportunidades de desenvolvimento profissional.

Muitas pessoas começaram como promotores de vendas e hoje atuam como supervisores, coordenadores e até mesmo em cargos de direção de empresas.

Se você tem interesse em saber quanto ganha e o que faz um promotor de vendas, confira nosso artigo e tire suas dúvidas.

O que faz um Promotor de Vendas?

O promotor de vendas tem como sua principal função melhorar e impulsionar o desempenho de uma marca ou mercadoria em uma loja, fazendo com que mais clientes comprem os itens gerenciados por ele.

Esse profissional fica responsável por ir a campo e executar as estratégias de vendas e marketing definidas por uma empresa.

Dessa forma, os promotores de vendas ficam encarregados de oferecer os produtos ou serviços através de técnicas que os tornem mais atraentes para o consumidor.

Os profissionais da área também podem atuar elaborando estratégicas com a disposição de mercadorias pelas prateleiras e estantes delojas e mercados, oferecendo degustação, apresentando novos produtos, entre várias outras ações.

Além de fazer tudo isso, o promotor de vendas também precisa elaborar um relatório bem construído sobre as ações realizadas por concorrentes, pontos que podem melhorar, novos potenciais de vendas e ações que podem otimizar os resultados.

Qual a diferença entre um promotor de vendas e um vendedor?

O vendedor é um profissional que faz parte de um time comercial responsável por prospectar, entrar em contato, negociar e fechar vendas com clientes em potencial.

O promotor de vendas exerce uma função estratégica, coordenando os esforços de uma equipe, executando ações e gerenciando os produtos em pontos de vendas.

O que é Trade Marketing?

Trade Marketing é uma prática usada pela indústria com o objetivo de analisar os hábitos e preferências de consumidores para potencializar estratégias de marketing e vendas.

Usando essas informações será possível basear decisões sobre canais de mídia, produtos que serão desenvolvidos, produtos para manter no estoque e outros detalhes.

O conceito se trata da integração entre os setores de vendas e marketing, o que permite que o trade marketing evolua para se adaptar às novas práticas do mercado.

Dentre as propostas de planejamento e estratégias usados para colocar esse conceito em prática, existem algumas ações fundamentais para o trade marketing, como:

  • Recomendar estratégias de marketing no PDV
  • Escolha de canais de venda mais eficazes
  • Desenvolver calendários para produtos sazonais
  • Avaliar resultados de atividades promocionais
  • Recomendar preços e descontos
  • Planejar o estoque
  • Analisar performances de vendas
  • Coordenar as pesquisas com o consumidor no PDV
  • Elaboração de relatórios de vendas

Quais as características de um bom Promotor de Vendas?

Confira as características essenciais para alcançar o sucesso como promotor de vendas:

  • Ser organizado
  • Ser proativo
  • Ser comunicativo
  • Conversar com desenvoltura
  • Ter disciplina
  • Ter comprometimento
  • Ter atenção a tudo o que acontece

Quais são as principais atividades de um Promotor de Vendas?

Antes de começar seu dia, o profissional da área conta com um roteiro de ações definido. Seu papel é visitar os pontos de venda e executar o checklist de atividades para seu dia.

As atividades mais comum em um dia de trabalho dos promotores de vendas são:

  • Acompanhar o roteiro de vendas
  • Fazer o check-in na loja
  • Conferir a exposição de produtos e auditar as ações em lojas
  • Fazer registros fotográficos das gôndolas
  • Reportar os indicadores definidos por sua supervisão
  • Avaliar ações da concorrência e preparar relatórios sobre elas para sua supervisão
  • Conferir o estoque de produtos
  • Garantir um bom relacionamento com as lojas onde atua
  • Organizar o material de merchandising
  • Tirar dúvidas de clientes
  • Analisar e aproveitar oportunidades para vender mais

De forma resumida, os promotores passam a maior parte do seu dia de trabalho nos pontos de venda e em contato com o público.

Manter um bom relacionamento e boa imagem é importante tanto para o profissional, quanto para marca que ele representa.

O que um Promotor de Vendas não deve fazer?

Quem busca evoluir em sua carreira começando como promotor não pode perder focos de suas atividades diárias.

Por mais que a lista de tarefas seja extensa, é importante garantir que essas atividades sejam realizadas de forma eficiente.

Fora isso, existem algumas atividades que não fazem parte dos afazeres de um promotor de vendas:

  • Carregar e descarregar mercadorias
  • Fazer atividades fora do seu expediente. Caso seja necessário, é preciso avaliar com seus superiores e ser autorizado pela empresa.
  • Abastecimento de produtos ou marcas que não representa.

Quanto ganha um Promotor de Vendas?

Segundo o levantamento realizado pelo site Vagas em novembro de 2022, o cargo de promotor de vendas conta com um salário inicial com média de R$ 1.134,00 e pode chegar até R$ 1.7100,00.

A média salarial para o cargo no Brasil é de R$ 1.360,00 e uma das formações mais comuns para o emprego é a graduação em Administração.

Como se tornar um Promotor de vendas?

O nível superior não é algo exigido para trabalhar como um promotor de vendas de forma geral, tendo o Ensino Médio como suficiente.

Contudo, algumas empresas podem exigir um diploma de cursos superiores relacionados à áreas de negócios como Administração, Marketing e Publicidade.

Existem também cursos superiores tecnólogos voltados para a área de vendas.

Empresas que estão contratando esses profissionais buscam por perfis de pessoas que sejam comunicativas, atentas, organizadas, pró-ativas, simpáticas, pacientes, que gostem de lidar com pessoas, educadas e que tenham uma boa desenvoltura.

Se você tem interesse em se especializar para trabalhar na área, confira uma lista de cursos que podem ajudar você a se tornar um promotor ou promotora de vendas.

1. Curso De Persuasão Em Vendas

A persuasão é uma habilidade fundamental para qualquer profissional que pode interagir diretamente com clientes.

O curso em questão ensina 3 formas de influenciar diretamente as pessoas, potencializar o efeito dos seus argumentos usando emoções e usar uma linguagem estratégica.

O conteúdo também apresenta técnicas para entender o que se passa na mente do cliente e técnicas de fechamento que podem ser úteis para lidar com parceiros comerciais.

Carga horária: 7 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão

Principais tópicos:

  • Aumentar consideravelmente seus resultados e consequentemente seus lucros
  • Ampliar suas habilidade, capacidades e competências atingindo uma alta performance profissional
  • Alavancar sua carreira destacando-se em um mercado em expansão
  • Construir uma imagem pessoal poderosa e altamente persuasiva

Tipo de acesso: Acesso total vitalício na plataforma da Udemy.

2. Curso de Promotor de Vendas Gratuito – Up Cursos

A UP Cursos conta com um material de 45 horas e que oferece apostilas em PDF para aprender sobre a profissão de promotor de vendas.

O material é gratuito e pode ser feito por qualquer pessoa, quem se interessar em ter um certificado válido em todo país pode pagar a taxa de emissão de certificado cobrada pela plataforma.

O material é 100% digital e ensina sobre os principais aspectos e conceitos relacionados à carreira.

Carga horária: 45 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Dimensões da comunicação
  • Objetivos da comunicação
  • O P de promover
  • Comportamento do consumidor
  • Postura no PVD
  • Marketing pessoal
  • Comunicação
  • Estabelecimento comercial
  • Atendimento ao cliente
  • Marketing e Merchandising

Tipo de acesso: Acesso grátis através do Up Cursos, mas o certificado só será emitido após o pagamento de uma taxa.

3. Curso de Promotor de Vendas Gratuito Online – Portal IDEA

Por fim, o Portal IDEIA conta com um material que fala sobre as responsabilidades do promotor de vendas, suas funções e como executá-las corretamente.

As aulas mostram como repor e negociar pontos de destaque dentro da loja para que um produto tenha melhor exposição ao consumidor.

Carga horária: 8 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Promotor de Vendas
  • Postura ideal para atender
  • Importância da Comunicação
  • Controle de vendas
  • Administração de clientes
  • Atitudes que o promotor deve evitar

Tipo de acesso: Acesso grátis através do Portal IDEA, mas o certificado só será emitido após o pagamento de uma taxa.

Aprende o que faz um Promotor de Vendas?

Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado você a entender o que é esse profissional, qual seu papel em uma empresa e quanto ele ganha.

Caso também tenha interesse em aprender mais sobre outras áreas de vendas, confira nosso artigo que apresenta os melhores cursos online sobre vendas.

Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download